P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Ação da SMS beneficiará 150 idosos do Centro de Convivência Padre Firmo

Por SECOM CBA
Publicado em 16-03-2023 às 00:00hrs
A equipe do Centro de Saúde Dom Aquino, responsável pela ação, começou na quarta-feira (15) a vacinar os idosos que frequentam o local. São doses da bivalente que serão aplicadas também na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), pela manhã
Ação da SMS beneficiará 150 idosos do Centro de Convivência Padre Firmo

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Saúde do Dom Aquino, 150 idosos serão vacinados com a dose bivalente contra a Covid 19, no Centro de Convivência para Idosos “Padre Firmo Pinto Duarte Filho”, no bairro Porto, em Cuiabá. A ação teve início na manhã de quarta-feira (15) e se estenderá na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), das 8h às 9h30.

A vacinação com dose da bivalente foi oportunizada, segundo o enfermeiro do CS Dom Aquino, Leonardo Bispo, devido à baixa procura. Ao propor a parceria para a coordenação do Centro de Convivência, a ideia foi acatada e a equipe da saúde foi designada para o atendimento.

“É uma iniciativa ótima porque muitos não têm disponibilidade para ir até uma unidade de saúde, mas tem o Centro de Convivência como referência. São idosos que residem em bairros distantes do Centro, como Pedra 90, Parque Cuiabá, CPA 3, Coxipó, entre tantos outros. Portanto, oportunizar a vacinação aqui atingirá esse público”, revelou a coordenadora do Centro de Convivência, Fabiana Brito.  

Neuza Fontoura Amorim, 74 anos, moradora do bairro Dom Aquino é uma das freqüentadoras assíduas há muitos anos e que valoriza cada aplicação de dose contra a Covid 19, porque entende que é a melhor maneira de se prevenir. “Quem ainda não recebeu a bivalente que procure se vacinar, é uma prevenção, tem que aproveitar. Foi graças à vacinação que vencemos um doloroso período de pandemia, onde ficamos reclusos, sem acesso a muitas atividades. Aqui no Centro de Convivência mesmo tivemos que parar. Eu sou muito ativa, gosto de sair, participo de vários grupos. Não dou espaço para a tristeza ou solidão, se percebo qualquer coisa nesse sentido já corro para espantar”, declarou Neuza, que faz ginástica no espaço e gosta da hidroginástica, mas a atividade está suspensa no momento.

As irmãs Doracy Rodrigues Fontoura, 72 anos, e Darcina Fontoura Moraes, 81 anos, do mesmo bairro (Dom Aquino),  também se cuidam e estão em dia com o cartão de vacinas, inclusive compareceram para receber a bivalente. “Quantas doses vierem tomaremos. O importante é saber que estamos aqui, vivas”, declarou Darcina.  Ambas participam das atividades desde que o espaço foi criado, há mais de 20 anos. No momento, Doracy se recupera de uma cirurgia no joelho, e  aguarda autorização do médico para poder voltar as atividades.

Já Clodomira Lemos Kleber, 83 anos, moradora do Parque Atalaia, dispensa a companhia da filha e do genro, com quem mora, mas não deixa de freqüentar o Centro de Convivências para Idosos “Padre Firmo”. “Sou da casa há 23 anos, desde que começou. Imagina que não perco nada porque o que nos oferecem é para o nosso melhor. Quanto à vacina, eu sempre priorizei manter em dia o que era de direito para os meus filhos, lá nos anos de 1939 e olha que não tinha muita vacina como temos hoje. E continuo com o mesmo pensamento, acho que são importantes para a vida, para a saúde, combate doenças, vírus, pandemia”, frisou.

Aproveitando a oportunidade, seu Euzébio Conceição, 74 anos, morador do bairro Residencial Coxipó, vacinou  e lembrou que existem alguns idosos que se recusam a receber a vacina contra a Covid, que conhece gente que não tomou nenhuma dose. “Pois é, e se pegam Covid e depois vem perto da gente? Aí somos nós que podemos ser acometidos porque um não cuidou”, destacou ele.

VACINA BIVALENTE

No dia 8 de março as doses da vacina bivalente da Pfizer estão disponíveis para pessoas acima de 60. Também para pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores destas instituições, imunocomprometidos acima dos 12 anos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, a partir dos 12 anos. No entanto, desde o dia primeiro de março foi liberada para pessoas com mais de 70 anos, e demais grupos citados.

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45, com exceção da UBS Grande Terceiro, UBS Ana Poupina, UBS Planalto, UBS Jardim Independência, UBS Alvorada, UBS Novo Paraíso e Dr. Fábio I e II e Jardim Leblon.

Nas unidades de hora estendida, a vacinação será realizada das 7h30 às 20h, sem interrupção no horário de almoço, sendo elas: UBS Tijucal, UBS Parque Ohara, UBS Cidade Verde, Clínica da Família e Ilza Picolli.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais