O serviço de limpeza do Aquário Municipal de Cuiabá, um dos principais pontos turísticos da capital, conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), que cedeu cilindros de oxigênio e trajes de mergulho. Esses equipamentos permitem a realização do trabalho técnico nos tanques, assegurando a saúde de mais de 600 peixes.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, destacou que o apoio do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glédson Vieira Bezerra, e de toda a corporação foi fundamental para manter a qualidade da visitação pública e o cuidado com o espaço.
“A Secretaria de Turismo tem muito a agradecer a todo o Corpo de Bombeiros, que cedeu os trajes dos mergulhadores e os cilindros, garantindo a limpeza do aquário até hoje. Ainda estamos utilizando esses equipamentos, que salvaram os peixes e nos permitem receber mais de 200 mil visitantes. As pessoas conseguem enxergar os peixes porque a limpeza conta com equipamentos cedidos pela corporação”, declarou Fernando durante evento no Palácio Alencastro.
Além do suporte ao aquário, o secretário Fernando Medeiros ressaltou que o CBMMT também contribuiu com ações voltadas ao fortalecimento econômico da capital, como a alteração da taxa de licenciamento de incêndio junto ao Governo do Estado. “Isso vai ajudar muito o desenvolvimento econômico de Cuiabá, impulsionando a chegada de grandes indústrias e negócios à capital”.
Manutenção
A manutenção e limpeza do aquário são realizadas sempre às segundas-feiras, dia em que o espaço turístico permanece fechado ao público. Entre os profissionais responsáveis pelo serviço está o biólogo e mergulhador Matheus Lima.
O espaço, que abriga mais de 600 peixes, distribuídos em aproximadamente 22 espécies, organizadas em três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado, recebe intensa visitação de terça a domingo. Durante o primeiro trimestre de 2025, o aquário recebeu 228.418 visitantes, com uma média diária de 2.538 pessoas.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!