POLITICA

Assembleia Legislativa de MT tem três deputadas ao mesmo tempo pela 1ª vez

Por Da Redação Únicanews
Publicado em 12-07-2025 às 09:36hrs
Além da deputada titular Janaina Riva (MDB), as suplentes Professora Graciele (PT), de Sinop, e Valdeniria Dutra (PSB), de Cáceres, assumiram suas cadeiras, elevando a representatividade feminina na Casa.
Assembleia Legislativa de MT tem três deputadas ao mesmo tempo pela 1ª vez

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) alcançou um feito inédito: pela primeira vez em sua história, três deputadas estão exercendo mandatos ao mesmo tempo. Além da deputada titular Janaina Riva (MDB), as suplentes Professora Graciele (PT), de Sinop, e Valdeniria Dutra (PSB), de Cáceres, assumiram suas cadeiras, elevando a representatividade feminina na Casa.

Com a entrada de Graciele (no lugar de Lúdio Cabral, PT) e Valdeniria (na vaga de Beto Dois a Um, PSB), a participação feminina no parlamento subiu de 4,17% (com apenas Janaina) para 12,5%.

Este aumento é considerado um marco, especialmente em um estado que enfrenta altos índices de feminicídio e violência doméstica.

Janaina Riva destacou a importância do momento: "Algumas pautas precisam ser analisadas pelos olhos de quem vive e sente na pele determinadas realidades. Questões como o direito de escolha sobre o tipo de parto, o combate ao feminicídio e a redução da violência doméstica teriam mais vez e voz em Mato Grosso com mais mulheres no Parlamento."

Ela comemorou o avanço, mesmo que temporário, e expressou a esperança de uma equiparação real no futuro.

A Professora Graciele reforçou a necessidade de mais mulheres nos espaços de poder. "Nossa presença nos espaços de formulação de políticas públicas é inegociável. Precisamos ocupar cada vez mais essas instâncias e levar o que realmente importa: a defesa das nossas vidas, a garantia da equidade e a construção de um estado verdadeiramente seguro para todas", afirmou.

Valdeniria Dutra celebrou a oportunidade de "dividir essa responsabilidade com duas grandes guerreiras" e enfatizou a importância de inspirar outras mulheres a se envolverem na política para lutar por igualdade e direitos.

Ao longo da 20ª Legislatura, um total de seis deputadas suplentes já passaram pela Casa Legislativa, além de Janaina Riva: Sheila Klener (PSDB), Sandy de Paula (União), Priscila Dourado (PSB) e Marildes Ferreira (PSB), reforçando a tendência de maior presença feminina, ainda que em caráter de rodízio.

Historicamente, a ALMT teve  apenas 11 deputadas titulares e 10 suplentes. Oliva Enciso foi a primeira deputada estadual titular da ALMT (4ª Legislatura - 1959 a 1963). Em seguida, foram titulares Sarita Baracat (9ª Legislatura - 1979 a 1983) e Thais Barbosa (11ª Legislatura - 1987 a 1991).

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais