Otica seu Filó

POLITICA

Botelho quer tornar AAPOC uma entidade de utilidade para que possa receber recursos públicos

Por Secom ALMT
Publicado em 23-03-2024 às 09:38hrs
Pacientes oncológicas e voluntárias da AAPOC exaltam cuidado de Botelho

Cento e vinte e seis mulheres da Associação de Apoio Aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá – AAPOC foram agraciadas com Moção de Aplausos, na noite desta terça-feira (19), pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no mês de março. Homenagem inspiradora concedida pelo deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Com o lema da AAPOC: O câncer não espera!, Botelho destacou o trabalho social desenvolvido pela instituição, que poderá ser reconhecida como utilidade pública. Trabalho que está sendo desenvolvido pelo parlamentar.

“Estamos trabalhando para torná-la uma entidade de utilidade pública. A AAPOC já capta recursos através de doações. E por que não também de recursos públicos para fazer esse trabalho tão bem? E essa é uma justa homenagem que prestamos, reforçando meu compromisso com a saúde da mulher, com a criação e desenvolvimento de estratégias para mantê-las longe de doenças, para promover informações de qualidade, promover cuidados de forma acolhedora e lutar pelos direitos à saúde e à vida daquelas que passam, passaram ou convivem com o câncer”, disse Botelho.

A paciente Camila Capistrano é assessora parlamentar e voluntária da AAPOC. “Obrigada, deputado pelo carinho, não só com os pacientes oncológicos, mas com as mulheres de modo geral. O dia 8 de março é muito significativo para nós. É um privilégio grande eu conseguir fazer o tratamento oncológico e ainda ajudar outras pessoas. Hoje eu trabalho celebro essa moção de aplausos. Estou feliz!”

Três anos de fundação e muitos atendimentos

O trabalho da AAPOC faz diferença para as instituições: Instituto de Tratamento de Tumores de Cuiabá – ITC, que atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês, e a Casa Transitória Irmã Dulce, que abriga pacientes do interior que estão em tratamento em Cuiabá.

Além disso, a AAPOC ajuda os pacientes oncológicos, através de campanhas de conscientização, orientação jurídica e acompanhamento no tratamento.

Para executar o trabalho de grande alcance social, a AAPOC conta com os voluntários “Anjos”, pessoas que dedicam parte do tempo para ajudar a associação. Desde a fundação, há três anos, 32 mil atendimentos foram realizados. “São pessoas que fazem a diferença para o bem das pessoas assistidas pela AAPOC”, reconheceu o deputado.

“Esse momento vai ficar eternizado em nossas vidas. Temos também anjos da AAPOC, pessoas que nos possibilitam realizar o trabalho que é de total importância para o paciente oncológico. Então, merecem todas as moções de aplausos. E as assistidas também porque são verdadeiras heroínas nesta luta pela cura e pela vida”, comemorou a fundadora e presidente da AAPOC, Janaina Santana.

São oferecidos auxílios diversos para exames, consultas, biópsias, bolsa de colostomia, próteses de silicone, cateteres, alimentação, medicamentos. “Então, de fato, a gente faz a diferença. Então, todos os dias é dia de celebrar. Todos os dias é uma luta. A gente sempre costuma dizer que só vence amanhã quem não desiste”, concluiu Janaina Santana.

A médica mastologista Tábata Machado falou sobre a homenagem. “É muito importante a gente ter esse olhar para paciente com câncer. Então, eu como especialista no tratamento de câncer de mama, achei excelente da parte dele [Botelho] homenagear essas meninas da AAPOC, porque elas são a porta-voz da paciente. Fazem toda a diferença na vida das pacientes. São elas que vão atrás de sangue, são elas que conseguem as próteses mamárias. Conseguem abraçar a paciente”, concluiu a mastologista.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais