PI 12346 e 12346 AL-MT CAMPANHA GRANDES OBRAS DE 23 a 11 de JULHO 2025

ECONOMIA

Brasil amplia malha aérea com mais de 11 milhões de assentos e projeta recorde de turistas

Por Secom Gov.BR
Publicado em 02-07-2025 às 10:21hrs
Crescimento de 6% na malha aérea deve impulsionar viagens em todas as regiões. Nordeste lidera crescimento de rotas; RJ e SP concentram maior volume de voos
Brasil amplia malha aérea com mais de 11 milhões de assentos e projeta recorde de turistas

O mês de julho marca o início da alta temporada de inverno e promete ser aquecido para o setor aéreo nacional. Durante o período das férias escolares, as companhias brasileiras vão disponibilizar mais de 11 milhões de assentos em cerca de 68,3 mil voos domésticos, o que representa um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a nossa economia e posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e preparado para receber bem”

Celso Sabino 
Ministro do Turismo 

A malha aérea nacional segue em expansão, com destaque para os aeroportos do Rio de Janeiro (+10%), São Paulo (+5%) e Brasília (+6,4%). O crescimento da conectividade também avança nas rotas ligando a capital federal a importantes destinos do Nordeste, como Pernambuco (+44%), Bahia (+17%), Paraíba (+20%) e Rio Grande do Norte (+10%). Estados como Bahia (+7%) e Ceará (+5%) também apresentam aumento na oferta de voos.

“Estamos vivendo um momento especial do turismo brasileiro, com mais voos, mais rotas e mais pessoas viajando pelo país, fortalecendo a nossa economia e posicionando o Brasil como um destino cada vez mais atrativo, acessível e preparado para receber bem”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

ALTA DEMANDA — As companhias aéreas têm reforçado suas operações para atender a demanda crescente. A Gol Linhas Aéreas prevê mais de 27,5 mil pousos e decolagens no período de inverno, um aumento de 10% em comparação com julho do ano passado, com destaque para o Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), onde concentra 70% da oferta de voos nacionais. Destinos como Salvador (BA), Jericoacoara (CE), São Luís (MA), Foz do Iguaçu (PR) e Caldas Novas (GO) também receberão novos voos e frequências.

A LATAM Airlines Brasil também intensificou sua atuação na temporada, com mais de 1.300 voos extras entre 23 de junho e 10 de agosto. A estimativa é transportar até 4,1 milhões de passageiros no período, totalizando 23,1 mil voos domésticos. Entre as novidades, está a nova rota direta entre São Paulo (Congonhas) e Aracaju (SE), aos fins de semana. A empresa opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 52 aeroportos e previsão de crescimento de até 8% na oferta de assentos em 2025.

DESTINOS — Com o reforço na malha aérea, destinos turísticos em todo o país já se preparam para receber os visitantes. No Rio de Janeiro (RJ), a expectativa é de 1,1 milhão de turistas em julho, o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo mês de 2024. A estimativa é que o impacto econômico alcance R$ 2,5 bilhões. O Aeroporto do Galeão deve receber cerca de 1,5 milhão de passageiros, segundo a concessionária RIOgaleão — um crescimento de 14,7%.

Em Olímpia (SP), estância turística conhecida por seus parques aquáticos termais, a previsão é de mais de 500 mil visitantes durante as férias de julho. A cidade paulista deve registrar uma taxa de ocupação hoteleira média de 66,7%, consolidando-se como destino de lazer e turismo familiar, mesmo no inverno.

POLÍTICAS PÚBLICAS — A expansão da malha aérea e o aumento no fluxo de passageiros refletem o fortalecimento de políticas públicas que impulsionam o turismo doméstico. O programa "Conheça o Brasil: Voando", coordenado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Abear, é uma das iniciativas em curso para ampliar a conectividade entre os destinos brasileiros, com foco especial nos roteiros regionais. A proposta contribui para o aumento da circulação de turistas dentro do país, fortalece a economia local e estimula o desenvolvimento do setor em todas as regiões.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais