Otica seu Filó

ECONOMIA

Brasil e Índia fortalecem relações comerciais nos últimos anos

Por Secom Gov.NR
Publicado em 14-08-2024 às 08:39hrs
ApexBrasil mapeia novas oportunidades para exportações. Perfil de Comércio e Investimentos Índia traz dados macroeconômicos e oportunidades de comércio e investimentos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou no dia 12 de agosto o Perfil de Comércio e Investimentos Índia, destacando as crescentes oportunidades comerciais entre Brasil e Índia, e revelando novos caminhos para o fortalecimento das relações econômicas bilaterais.

Com uma população de 1,4 bilhão de pessoas e a quinta maior economia do mundo, a Índia tem se consolidado como um dos principais destinos para as exportações brasileiras. Entre 2003 e 2023, o país asiático avançou de 26º para 13º maior destino das exportações do Brasil, refletindo um crescimento médio anual das exportações para a Índia de 14,3% superior ao crescimento das exportações brasileiras para o mundo, de 11,3% no mesmo período.

Em 2023, as exportações brasileiras para a Índia chegaram a US$ 4,7 bilhões, com destaque para as vendas de gorduras e óleos vegetais, açúcares e melaços e óleos brutos. Existe, no entanto, o desafio de diversificar a pauta exportadora brasileira, já que os três principais produtos correspondem a 66,8% das exportações.

O estudo da ApexBrasil aponta 387 oportunidades comerciais para produtos brasileiros no mercado indiano. Essas oportunidades abrangem setores estratégicos, como combustíveis minerais, matérias-primas, máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, artigos manufaturados e alimentos.

Além disso, a ApexBrasil está à frente de nove projetos setoriais focados na Índia, nos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, moda e saúde, os quais visam diversificar e aumentar a presença brasileira no mercado indiano.

ACESSO AO MERCADO INDIANO - Menos conhecido, o Acordo de Comércio Preferencial (ACP) entre o Mercosul e Índia entrou em vigor em 2009, com desgravação imediata. Embora exista espaço para sua ampliação, o Acordo abrange, do lado da Índia, 450 linhas, com margem de preferências de 10% (93 itens), 20% (336 itens) e 100% (31 itens). Já pelo lado do Mercosul, o Acordo cobre 452 linhas tarifárias, com margens de preferências de 10% (394 itens), 20% (45 itens) e 100% (13 itens).

Ainda sobre acesso ao mercado, o Perfil destaca e que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) notificou a abertura recente do mercado indiano para uma série de produtos brasileiros: suco de açaí, açaí em pó, frutos de abacate, pescado de cultivo e pescado de captura. Saiba mais na publicação.

INVESTIMENTOS - No campo dos investimentos, o estudo revela que o estoque de Investimento Estrangeiro Direto (IED) da Índia no Brasil atingiu US$ 3 bilhões em 2022, o maior valor registrado na série histórica. Apesar desse crescimento, o Brasil ainda não é um dos principais destinos de investimentos indianos, mas o aumento continuado indica um potencial significativo para os próximos anos.

O crescimento da Índia como potência econômica global, aliado às estratégias de promoção e abertura de mercado lideradas pela ApexBrasil, destaca um futuro promissor para o fortalecimento das relações comerciais e de investimentos entre Brasil e Índia.

Para ter acesso a todas essas informações em detalhe, baixe o estudo nesse link

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais