Durante o mês de maio a Secretaria Municipal de Saúde intensifica suas ações de conscientização e prevenção ao câncer bucal por meio da campanha Maio Vermelho. Neste sábado (17) as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Pedra 90 I, II e III. A campanha visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção e do tratamento para o câncer de boca, além de reforçar os cuidados com a saúde bucal de forma geral.
A iniciativa acontece no mês em que são lembradas duas datas importantes: o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial Sem Tabaco, ambas reforçando a necessidade de atenção às doenças relacionadas à cavidade oral, muitas vezes silenciosas, mas com sérias consequências quando não identificadas a tempo.
Os atendimentos ocorrerão das 08h às 16h, sem intervalo para o almoço, oferecendo uma programação especial com: exames bucais preventivos; palestras educativas sobre o câncer bucal, além de consultas médicas e de enfermagem; pesagem para o Bolsa Família e aplicação de vacinas.
A Diretora de Saúde Bucal do município, Dra. Cristhiane Leite da Silva, destaca que toda a rede foi mobilizada para fortalecer a campanha. “É importante destacar que o Maio Vermelho é o mês em que se levanta esse assunto. É mês de conscientização quanto à prevenção, ao combate e à identificação dessas lesões. Então, por isso que a toda a rede foi mobilizada e qualificada para atuar nesta frente. Esse mês traz à luz o tema, mas essas ações continuam durante todo o ano”, afirmou.
Ela ainda reforça que a campanha evidencia o tema, mas que os serviços de prevenção e diagnóstico ao Câncer de Boca estão disponíveis de forma contínua. “Esse mês foi para trazer a evidência a esse tema, mas a rede foi preparada para que essas ações ocorram em qualquer momento. A população pode procurar a unidade de saúde com dentista mais próxima de sua casa para realizar o exame bucal preventivo e, se necessário, exames para o diagnóstico de lesões suspeitas”, completou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!