A Central Estadual de Transplantes (CET), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou, na manhã desta terça-feira (15.4), um procedimento de captação de múltiplos órgãos e tecidos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Por meio da ação, foram captados dois rins, um fígado e duas córneas, que irão beneficiar cinco pacientes que aguardam na fila de espera por um transplante.
A equipe captadora veio do Espírito Santo, com auxílio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A cirurgia teve início às 6h35 e acabou às 8h30.
Essa foi a terceira captação de múltiplos órgãos realizada em 2025 pelo Estado. Ao longo de 2024, foram realizadas 13 captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso, sendo 22 rins, 10 fígados e 4 corações.
“Mato Grosso tem contribuído para salvar vidas em todo o país graças à solidariedade de famílias que estão enlutadas e ao esforço das equipes da Central Estadual de Transplantes. Parabenizo as equipes pelas três captações já realizadas neste ano e pelo trabalho ágil, que salva vidas”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a Central Estadual investe em capacitações voltadas para os profissionais dos hospitais notificadores.
“A Coordenadoria Estadual de Transplantes desenvolve ações de sensibilização aos profissionais de saúde e à sociedade em geral sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplantes”, explicou.
Já a secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destacou o grande trabalho de conscientização dos profissionais e das famílias dos possíveis doadores, além da reativação do transplante de rim em Mato Grosso.
“Para além da conscientização de profissionais da saúde e familiares sobre a doação de órgãos, o Estado de Mato Grosso dedicou muitos esforços para a reativação do transplante renal no Estado. Graças ao empenho das equipes, já contamos novamente com esse serviço”, concluiu Fabiana.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!