P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde alerta para o risco das subvariantes da Ômicron

Por Secom PMC
Publicado em 25-01-2024 às 08:33hrs
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde apresentou aos coordenadores de unidades de pronto atendimento e policlínicas do município um panorama sobre a subvariante JN 2.5, ressaltando a importância da realização de testagens em pacientes com suspeitas da doença.

 Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEI de Cuiabá), emitiu alerta nesta quarta-feira (24), para ressaltar o risco da Covid-19 devido à variante BA sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1. Em Mato Grosso foi detectada a nova subvariante J.N 2.5, que é uma variante da Ômicron,  sendo esse o primeiro registro no Brasil. Com base nas informações contidas na nota técnica 83/2023, do Ministério da Saúde devem ser adotadas as seguintes medidas preventivas:

-Manter o esquema vacinal disponível contra a Covid-19 é importante. Ressalta-se a importância da dose de reforço para indivíduos com 60 anos ou mais e para aqueles com 12 anos de idade ou mais, que tenham recebido a última dose.

-Outras medidas incluem evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença, lavagem frequente das mãos, preferencialmente com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente. O uso de lenço descartável para higiene nasal é recomendado, cobrindo nariz e boca ao espirrar ou tossir, e higienizando as mãos após.

-É importante evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos. Manter os ambientes bem ventilados também é aconselhado.

No caso de apresentar sintomas, é recomendado permanecer em isolamento domiciliar e procurar as autoridades de saúde. O uso de máscara é indicado para realizar testes, especialmente entre o 4º e 5º dia de sintomas.

Na  terça-feira (23), o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, realizou reunião para alinhar medidas de combate à Covid-19 em Cuiabá. Uma das medidas será a ampliação da testagem de casos da doença no município.

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde apresentou aos coordenadores de unidades de pronto atendimento e policlínicas do município um panorama sobre a subvariante JN 2.5, ressaltando a importância da realização de testagens em pacientes com suspeitas da doença.

Foram distribuídos testes do tipo RT-PCR, com alto grau de precisão na detecção do vírus, e prestadas informações de registros dos casos no sistema E-SUS. Importante ressaltar que, no caso de pacientes com suspeita da doença e com sintomas leves, recomenda-se a busca por atendimento em unidades básicas, reservando os casos mais graves para unidades de pronto atendimento.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais