Otica seu Filó

ECONOMIA

CICLOS 2024 leva pequenos negócios rumo ao protagonismo na nova economia

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 15-05-2024 às 09:03hrs
O Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal; Inscrições abertas
CICLOS 2024 leva pequenos negócios rumo ao protagonismo na nova economia

A contagem regressiva para a 5ª edição do CICLOS 2024 (Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios) já começou. O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá, e vai focar em temas da nova economia e em eixos transversais como o engajamento das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), com objetivo de impulsionar os pequenos negócios a se tornarem protagonistas nesse cenário econômico global. As inscrições para quem deseja participar podem ser feitas AQUI gratuitamente.

Organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), polo de referência nacional no Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o evento adota como lema “Protagonistas da Nova Economia” para enfatizar a importância dos pequenos negócios, por meio de conhecimento e orientação. De acordo com pesquisa recente da instituição, apesar de 20% dos empresários afirmar nunca ouviu falar de sustentabilidade, 46% disse que realiza gestão correta dos resíduos que produzem, o que demonstra a necessidade de discussões como a proposta no CICLOS.

O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, ressalta que o evento vai além de englobar temas como a economia circular, regenerativa, de baixo carbono e bioeconomia, pois envolve os negócios de pequeno porte em debates da economia global, proporcionando a inclusão e desenvolvimento.

“O CICLOS aborda questões relacionadas à sustentabilidade empresarial, e também destaca a urgência da crise climática e como os pequenos negócios podem contribuir para transformar os territórios. É crucial considerar essa perspectiva, pois vai além de simplesmente adotar uma agenda ESG, abordando os aspectos ambientais, sociais e de governança. Devemos refletir sobre como as mudanças climáticas e a transição para uma economia de baixo carbono podem afetar o acesso das empresas brasileiras aos mercados internacionais, seja proporcionando oportunidades ou impondo limitações”, destaca o diretor.

A programação conta uma variedade de atividades, incluindo painéis e palestras silenciosas (transmitidas simultaneamente via áudio).

No primeiro dia, o destaque é a palestra magna para o público em geral, apresentada por Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura. Já no segundo dia, os participantes poderão desfrutar de uma palestra internacional com Manuel Manga, diretor e fundador do Centro de Liderança Evolucionária (Center for Evolutionary Leadership).

Além disso, estão confirmadas as presenças dos palestrantes: Karine Oliveira (CEO da Wakanda Educação) de Salvador, fará uma palestra no primeiro dia e Gracieli Pizzatto (Embaixadora e Conselheira do Capitalismo Consciente em MT) e Dal Marcondes (Diretor Executivo do Instituto Envolverde), participarão do segundo dia.

“Este é o maior evento de sustentabilidade do Sistema Sebrae e ele foi internacionalizado, justamente, para poder trazer material e conteúdo de ponta. É um encontro que oportuniza aos pequenos negócios ter acesso e dialogar sobre sustentabilidade, buscar informações mais aprofundadas, novos modelos de negócios, novas ações e inovações que os empresários possam replicar dentro seu dia a dia”, reforça o analista técnico do Sebrae/MT que coordena o CICLOS 2024, Nager Amui.

SERVIÇO

O quê: Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios – CICLOS 2024

Quando: 24 e 25 de maio

Onde: Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá-MT

Inscrição: https://cloud.divulga.sebraemt.com.br/ciclos

Informações: www.sustentabilidade.sebrae.com.br/

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais