Otica seu Filó

SAÚDE

Com 40°C, Cuiabá registra dia mais quente do ano

Por Da redação G1.com
Publicado em 10-08-2023 às 15:24hrs
Último registro teria acontecido no dia 7 de agosto, com 39,6°C. Segundo a previsão, é a primeira vez este ano que uma capital brasileira registra 40°c.

A capital mato-grossense registrou o dia mais quente deste ano, com 40°C, na tarde desta quarta-feira (9). É a primeira vez este ano que uma capital brasileira registra 40°C.

A temperatura foi medida pelo Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica que coleta informações no modo convencional, quando uma pessoa lê os diversos instrumentos meteorológicos.

O último recorde de calor em Cuiabá foi registrado na segunda-feira (7), com temperatura máxima de 39,2°C.

De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, o aumento de temperatura durante o mês de agosto na capital mato-grossense é normal.

Josélia afirma que não há relação entre o clima elevado neste período com o fenômeno El Niño e, segundo ela, com a chegada da primavera a insolação vai aumentando.

Em 2022, a maior temperatura em agosto foi de 39,2°C no dia 28. Já em agosto de 2021, o dígito 40 foi alcançado três vezes nos dias 23, 24 e 25, com as marcas de 40,3°c, 40,9°c e 40,9°c, respectivamente. Em agosto de 2020, Cuiabá registrou 40°C ou mais em 9 dias.

Previsão desta semana

O calor ainda deve continuar nessa semana. Confira abaixo as temperaturas:

  • Quinta-feira (10) - mínima de 21°C e máxima de 40°C;
  • Sexta-feira (11) - mínima de 23°C e máxima de 39°C;
  • Sábado (12) - mínima de 26°C e máxima de 40°C.
  • Domingo (13) - mínima de 22°C e máxima de 36°C.
  • Segunda-feira (14) - mínima de 21°C e máxima de 35°C.
  • Terça -feira (15) - mínima de 16°C e máxima de 37°C.

💧 Cuidados necessários

  • Ingerir muito líquido
  • Evitar atividades físicas nos horários mais quentes do dia
  • Usar hidratantes labiais e cremes no corpo para evitar o ressecamento da pele
  • Usar roupas leves, bonés ou chapéus

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais