Uma sondagem sobre intenção de compra feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), na segunda quinzena de março, revelou que o setor do comércio movimentará cerca de R$ 74,1 milhões no período da Páscoa. O levantamento mostra ainda que 78,2% dos 386 entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras para a data.
A expectativa é que mais de 277 mil consumidores movimentarão o comércio de Cuiabá, o que equivale a mais da metade da população cuiabana. As lojas físicas seguem como a preferência absoluta, citadas por 97% dos entrevistados. Apenas 5% consideram a internet para as compras, e 7% buscam alternativas como produtos artesanais.
Os produtos mais procurados serão chocolates, ovos de Páscoa e peixes, especialmente para presentear filhos, netos e sobrinhos. “O ticket médio previsto é de R$ 267,44 por consumidor, com 45% afirmando que gastarão mais que em 2024”, destaca o presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam.
Ele lembra que, de acordo com um levantamento feito pela Fundação Instituição de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço dos ovos de Páscoa subiu, em média, 9,5% em comparação com o ano passado. “Ainda de acordo com este levantamento, o chocolate em barra subiu 27,1% em um ano, e os bombons, 13,6%”.
O levantamento feito pela CDL Cuiabá também apontou que 60,3% dos consumidores cuiabanos realizam pesquisa de preços antes da compra, com 35% deixando essa busca para a véspera ou o próprio dia da Páscoa. Já 28% começam a procurar ofertas com uma semana de antecedência e 22% já iniciaram a pesquisa.
Além do setor alimentício, supermercados, lojas de departamento, confeitarias artesanais, o setor do turismo como um todo deve sentir o impacto positivo da data. “O feriado prolongado impulsiona o lazer, os passeios e pequenas viagens, fortalecendo também o setor de entretenimento e segmentos religiosos, que costumam ganhar destaque nesse período”.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!