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EDUCAÇÃO

Comissão do Senado aprova criação da Universidade Federal do Araguaia em MT

Por Da redação PNBOnline.com
Publicado em 22-05-2024 às 09:07hrs
Caso não haja recurso para votação em Plenário, proposta seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (21) o projeto que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Universidade Federal do Araguaia. O PL 2.223/2021, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), recebeu parecer favorável do senador Wilder Morais (PL-GO) e, caso não haja recurso para votação em Plenário, seguirá para análise na Câmara dos Deputados.

A nova universidade, que será vinculada ao Ministério da Educação, terá sua sede em Barra do Garças. Alunos e professores do Campus do Médio Araguaia da UFMT serão automaticamente transferidos para a nova instituição, juntamente com a estrutura física e o patrimônio do antigo campus. Caso seja necessário aumentar o quadro de pessoal, serão realizados concursos públicos.

Os recursos financeiros da Universidade Federal do Araguaia virão do Orçamento da União, além de auxílios e subvenções de entidades públicas ou privadas, operações de crédito e juros bancários, remuneração por serviços de assistência técnica e taxas cobradas por serviços educacionais.

Segundo o senador Wellington Fagundes, a iniciativa proporcionará maior autonomia de decisões à unidade de ensino, que possui características distintas em comparação aos outros campi da UFMT. Ele afirmou que a criação de uma nova universidade é uma antiga demanda da comunidade acadêmica e contribuirá para dinamizar a economia da região.

“A Universidade Federal do Araguaia atenderá os dois estados, Mato Grosso e Goiás”, destacou Wellington, ressaltando a necessidade de ampliar o acesso à educação na região para acompanhar os índices de desenvolvimento econômico. O senador observou que há poucas universidades públicas em Mato Grosso, um estado grande e em crescente desenvolvimento econômico, e que existe demanda por mais instituições de ensino superior.

 

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