Otica seu Filó

SAÚDE

Cridac recebe prêmio por atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em MT

Por Secom Gov.MT
Publicado em 05-12-2024 às 09:20hrs
O Prêmio Dodora é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede)

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), foi uma das homenageadas na 6ª edição do Prêmio Estadual Maria Auxiliadora, conhecido como “Prêmio Dodora”, que ocorreu nesta terça-feira (03.12). A cerimônia foi realizada no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, em Cuiabá.  

O objetivo da premiação é homenagear, promover e dar visibilidade às pessoas e entidades que, através de trabalhos e ações, promovem a luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência em Mato Grosso. 

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, lembrou que o Cridac é referência em reabilitação à pessoa com deficiência em Mato Grosso. “Mato Grosso tem se destacado em diversas ações, entre elas, a assistência às pessoas com deficiência. Através do Cridac, conseguimos mudar a vida de muitas pessoas ao dar mais dignidade e condições para que elas tenham mais acessibilidade. Este prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado”, disse. 

O Cridac atua há 48 anos no atendimento especializado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos seis anos, o Cridac realizou 592.111 procedimentos de reabilitação, sendo 133.511 só neste ano. 

Além disso, o Cridac é o responsável pela concessão de tecnologias assistivas (órtese, prótese, meio auxiliar e aparelho auditivo) para todo o Estado de Mato Grosso. Somente de janeiro a setembro deste ano, foram cedidos 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas aos pacientes assistidos.  

“O Cridac é fundamental na construção de uma sociedade mais justa, possibilitando que pessoas com deficiência tenham melhores condições para exercer até mesmo atividades básicas do dia a dia, como se locomover, por exemplo. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo e nos dá ânimo para desempenhar melhor o nosso papel”, afirmou a diretora da unidade, Suely Souza Pinto.

A secretária adjunta de Unidades Especializadas da SES, Caroline Dobes, foi uma das convidadas para compor a mesa do evento. Ela ressaltou a importância da premiação para homenagear aqueles que atuam em prol de inclusão e mais acessibilidade para as pessoas com deficiência em Mato Grosso.

“O Cridac é essencial para a Saúde Pública do Estado e garante o suporte necessário para que as pessoas com deficiência recebam um atendimento digno e respeitoso. Nosso compromisso é com a inclusão e a saúde de todos os cidadãos”, frisou a secretária. 

Sobre o prêmio

O Prêmio Dodora é promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). 

O nome emprestado ao Prêmio é uma homenagem a Maria Auxiliadora Grisolia Mendes, conhecida pelo apelido “Dodora”, que se tornou uma pessoa com deficiência após o agravamento do quadro de artrite reumatoide. Ela exerceu grande influência para a criação do Cridac, que é o primeiro espaço de atendimento de habilitação e reabilitação para atender pessoas com deficiência no Centro-Oeste. 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais