P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

POLITICA

Cuiabá é cidade com a melhor qualidade de vida de Mato Grosso, aponta Índice de Progresso Social do Imazon

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 09-07-2024 às 11:48hrs
O prefeito Emanuel Pinheiro, que tem a humanização na gestão como prioridade, comemorou o resultado.

Cuiabá é o município de Mato Grosso com a melhor qualidade de vida, conforme o Índice de Progresso Social (IPS) realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Com um IPS de 68,47, Cuiabá ainda aparece em 7º lugar no ranking de capitais no que diz respeito a ações voltadas à promoção da assistência social no município. As notas foram emitidas com base em questões como saneamento, moradia, saúde, acesso à educação, qualidade do meio ambiente e inclusão social.

Para a pesquisa, foi utilizada uma metodologia internacional que calcula o bem-estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. Chamado de ‘IPS Brasil’, o levantamento filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, MapBiomas, Anatel e CadÚnico. Os únicos dados inéditos foram os dois produzidos pelo MapBiomas, sobre áreas verdes e disponibilidades de praças. As notas variam de 0 a 100.

O IPS é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Cada uma delas tem quatro componentes, que formam a média final. Cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos diferentes. Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.

A seleção dos indicadores priorizou os mais recentes, de boa qualidade e produzidos anualmente, já que o IPS será atualizado a cada ano. Isso afastou o uso de números do Censo. Os pesquisadores também evitaram dados com padronizações diferentes entre estados e de alta subnotificação, o que é comum em números de segurança e explica a falta de estatísticas de roubos e furtos.

Cuiabá teve nota 68,47, tendo seu melhor desempenho em itens relacionados às necessidades humanas básicas, como atendimento na atenção primária, redução das perdas de água na distribuição, cobertura vacinal e índice de abastecimento de água.

Além de Cuiabá, tiveram boas notas no IPS municípios como Primavera do Leste (231 km ao sul da capital), com 67,64, e Poxoréu (251 km de Cuiabá), com 55,53. Essas três foram enquadradas na segunda melhor faixa de notas, de 63,09 a 65,85.

“É extremamente gratificante para mim, como prefeito de Cuiabá, constatar que todo o trabalho que temos realizado na capital está surtindo efeitos extremamente positivos. Administrar uma capital do porte de Cuiabá não é uma tarefa simples, mas é um desafio que me propus a enfrentar, porque quero o melhor para a minha cidade natal. Continuaremos no caminho do desenvolvimento até o fim da gestão, honrando sempre o nosso compromisso, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de vida de nossa população. São anos de dedicação, onde o foco principal sempre foi o de melhorar a qualidade de vida daqueles que mais precisam. Por isso, isso não me gera nenhuma surpresa, já que somos referência nacional em mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico”, disse o gestor.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais