P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

EDUCAÇÃO

Cuiabá é escolhida para sediar Ciclo de Seminários para discussão do programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal

Por Sicom PMC
Publicado em 05-08-2023 às 10:57hrs
A capital é sede do Ciclo de Seminários do Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral, etapa da região Centro-Oeste, promovido pelo Governo Federal.

O evento começou nesta quinta-feira (03), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a secretária municipal de Educação, Edilene Machado, falou sobre a importância de o município receber esse primeiro ciclo de debates, que estão sendo discutidos nas bases. Ela lembrou que a capital foi referência em 2008, quando implantou atividades pedagógicas, culturais e esportivas no contraturno escolar, no Programa Mais Educação, construído na perspectiva da Educação Integral.  

“É um momento único, onde está sendo debatida a construção desse modelo educacional nas bases, ou seja, nos municípios, por região. Sabemos o quão grande é o nosso país e sabemos das dificuldades para fazer, escrever e construir políticas públicas voltadas para a Educação. Por isso a importância dessa aproximação para a reconstrução de uma agenda em Educação Integral. Cuiabá, através da administração do prefeito Emanuel Pinheiro, tem investido na área educacional a fim de atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária.  

“Cuiabá tem um diferencial”, apontou a secretária durante a fala na abertura do evento.  Segundo ela, a capital mato-grossense saiu na frente com a implantação de dez unidades que já atuam nesse modelo, bem como a Educação Infantil, com atendimento integral para crianças da 1ª Infância, na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses, em unidades de Creches, Centros Educacionais Infantis Cuiabanos (CEIC), nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) que atendem o Jardins Integral.

“A educação em tempo integral desempenha um papel fundamental no processo de formação e desenvolvimento integral dos estudantes. Essa abordagem educacional proporciona aos alunos um ambiente enriquecido e um maior tempo de aprendizagem. Vem ao encontro das premissas da gestão, em oferecer cada vez mais um ensino de qualidade a toda população”, acrescentou.

O programa visa ampliar o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, ainda em 2023 e 2024. A lei que cria o programa foi sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, no dia 31 de julho, onde serão investidos R$4 bilhões para estados e municípios aderirem.

O Ciclo de Seminários conta com a participação de representantes do Ministério da Educação, especialistas em educação, gestores escolares, professores e demais profissionais da área. Serão realizados palestras, mesas-redondas, debates e apresentações de boas práticas desenvolvidas em escolas de tempo integral em todo o país até sexta-feira (4).
Programação

Durante o evento, que acontece de forma regionalizada, nas modalidades presencial e híbrida,  com transmissão ao vivo nos canais oficiais do Ministério da Educação, a coordenadora de Programas e Projetos da Coordenadoria Técnica de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins participará do painel Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais, que acontecerá no dia 4, das 9h às 12h.

Marcela vai falar sobre a experiência da rede pública municipal de educação na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Prof.ª Francisca Figueiredo Martins, a primeira unidade da rede a implantar o modelo de tempo integral, em 2018, e nas outras dez unidades que hoje funcionam dessa forma.

Com uma base diversificada, integrada ao currículo formal, a EMEB Profª Francisca Figueiredo Martins atende 438 estudantes, que permanecem na unidade durante 10h diárias. As demais unidades atendem 2.000 estudantes por semana, com rodízio nas atividades culturais, lúdicas e esportivas no contraturno escolar, com direito à alimentação, auxílio de monitores e material pedagógico, financiado por recursos próprios do Município.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais