Otica seu Filó

POLITICA

Cuiabá é finalista em premiação nacional por desenvolver políticas voltadas a órfãos do feminicídio; Primeira-dama idealizou projeto

Por Sicom PMC
Publicado em 13-06-2023 às 08:45hrs
A iniciativa idealizada pela primeira-dama Marcia Pinheiro atende 15 crianças com o auxílio de um salário mínimo

O programa Solidariedade em Ação, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá, colocou a capital mato-grossense entre as três cidades brasileiras finalistas para receber o Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030. A iniciativa idealizada pela primeira-dama Marcia Pinheiro está classificada como boa prática do Eixo Econômico (Cidades Grandes).

Além desta ação, Cuiabá também foi lembrada nos eixos ambiental, pelas atividades de arborização urbana, e social, com a criação do Espaço Mulher durante a campanha Outubro Rosa. A cerimônia de premiação acontecerá na próxima sexta-feira (16), no Museu da Arte de São Paulo (Masp), durante a abertura da Virada ODS, e contará com a participação de autoridades nacionais e representantes da ONU Brasil.

O Solidariedade em Ação foi criado com o objetivo de suprir a necessidade de políticas públicas voltadas para crianças órfãs de mães vítimas do feminicídio. Neste momento, 15 crianças de oito famílias diferentes são atendidas com a transferência de renda no valor de um salário mínimo. Entre os critérios para concessão do benefício estão a presença no Cadastro Único (CadÚnico), comprovação de matrícula escolar e renda familiar de até R$ 3,5 mil.

“É uma iniciativa que nasceu em Cuiabá e hoje tem tomado espaço nas políticas públicas de todo o país. Estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Acre, Mato Grosso do Sul e São Paulo, já adotaram as mesmas diretrizes do nosso programa. Inclusive, tramita em Brasília, para tornar lei nacional. É satisfação ver Cuiabá, mais uma vez, sendo pioneira em ações e projetos que envolvam as políticas em torno da mulher”, celebra a primeira-dama Marcia Pinheiro.

A PREMIAÇÃO

O prêmio é organizado pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e visa incentivar a produção e aumentar a visibilidade de boas práticas na gestão pública. A premiação nacional é realizada a cada dois anos, abrangendo as prefeituras signatárias do PCS. Também tem como objetivo promover o reconhecimento aos gestores públicos pela elaboração de projetos que contribuam para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

“Mais uma vez nossa cidade está bem posicionada em uma premiação. Desde 2017, Cuiabá vem ocupando boas posições em rankings, premiações, pesquisas. É importante receber esse reconhecimento, pois eles são baseados em indicadores que são avaliados e confirmados na prática. Parabéns a primeira-dama e todos os servidores que ajudaram a colocar em prática essa política inovadora, que é exemplo nacional”, completa o prefeito Emanuel Pinheiro.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais