Otica seu Filó

POLITICA

Cuiabá mais verde: Botelho participa de plantio no abrigo

Por Sicom ALMT
Publicado em 09-06-2023 às 09:22hrs
Deputado investe em projetos para devolver a Cuiabá o título de ‘Cidade Verde’

Plantar é uma das atividades preferidas de Elizabeth Oliveira Couto, 71 anos, abrigada há nove anos, na Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, em Cuiabá. “É o que mais gosto de fazer. Adoro o verde!”, diz a aposentada. O deputado Botelho, presidente licenciado da Assembleia Legislativa (ALMT), voluntário da instituição, durante a Semana do Meio Ambiente atendeu o anseio de Elizabeth.  Ele viabilizou cerca de 50 mudas de árvores frutíferas e de espécies nativas para arborizar os arredores do Abrigo. Botelho fez questão de participar do plantio em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6). Durante ato simbólico, disse que está empenhado em devolver para Cuiabá o título de ‘Cidade Verde’.

Além de tornar o ambiente mais bonito, o deputado destacou a importância da arborização para melhorar o clima na capital, e em Mato Grosso, diminuindo principalmente, as ilhas de calor. “Neste mês de junho queremos incentivar que cada pessoa plante uma árvore e estamos começando essa campanha aqui, no abrigo Bom Jesus junto com os idosos, que vai servir para eles, mas também serve como exemplo para todos os mato-grossenses. Cada árvore que a gente planta é mais oxigênio”, explica Botelho, que na ALMT tem criado projetos e ações para rearborizar Cuiabá e devolver o título de Cidade Verde perdido ao longo dos anos.

O carinho que o presidente da Casa de Leis tem com os 81 idosos acolhidos, conforme a presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, Márcia Antônia Ferreira, é muito grande. “Botelho é um parceiro, que entra pela porta dos fundos: ele e a família. Estão sempre na cozinha, independente de cargos. E como deputado, depois de 83 anos, que o abrigo comemora neste ano, vamos concluir agora, fruto de emenda dele: as obras de combate a incêndio. Um prédio grande, e até então, não tinha esse tipo de proteção”, afirma Márcia.

Educação ambiental – Na oportunidade, Botelho destacou a Lei nº 12.099/23, de sua autoria, que institui o projeto “nasce uma criança, planta-se uma árvore”, sancionada pelo governo estadual, em 9 de maio deste ano. “A Lei 12.099 busca incentivar em todo Estado a preservação e a educação ambiental. Cada município vai poder firmar parcerias para doação de mudas de árvores ao pai ou à mãe que requerer a planta, após o nascimento do bebê. E aí, terão direito ao certificado “Criança Amiga da Natureza”. Ao mesmo tempo que oferecemos uma lembrança carinhosa para a família, estimulamos maior cuidado com o meio ambiente, pois essas mudas devem ser plantadas em área pública urbana ou rural”, frisa o deputado.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais