P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

VERdade

Cuiabá reforça compromisso ético e efetua adesão à Rede Nacional de Promoção a Integridade Privada

Por Secom PMC
Publicado em 18-11-2023 às 08:21hrs
A Rede Nacional de Integridade Privada tem por objetivo central fomentar, fortalecer e coordenar as atividades de promoção da integridade privada na União, nos Estados, Distrito Federal e Municípios, especialmente as atividades de responsabilização de pessoas jurídicas, celebração de acordos de leniência e fomento à integridade privada, no contexto de aplicação da Lei Anticorrupção Brasileira (Lei nº 12.846/2013), da Lei Geral de Licitações e Contratos Públicos (Lei nº 14.133/2021) e outras normas de relevância para o tema.

A Controladoria Geral do Município passou a integrar a Rede Nacional de Integridade Privada. O Termo de adesão assinado com a Controladoria Geral da União representa um marco importante que consolida o compromisso da administração municipal de Cuiabá em assegurar que as práticas éticas e transparentes permeiem todas as esferas da governança municipal.

 A adesão à Rede Nacional de Integridade Privada pela Controladoria Geral do Município é vital por diversas razões. Entre elas, reforça o compromisso da administração com a transparência, contribuindo para a construção da confiança da população na gestão pública, gerando mais transparência e confiança aos cidadãos; fortalece a estrutura da Controladoria, permitindo maior eficácia na prevenção, detecção e correção de desvios éticos e práticas irregulares; contribui para aprimorar as práticas de contratação, garantindo que as empresas contratadas estejam alinhadas com os princípios de integridade e ética, no quesito de aprimoramento nas contratações, e consolida a posição do município no combate à corrupção, alinhando-se a esforços nacionais para promover uma cultura de integridade tanto no setor público quanto no privado.

“O passo dado pela Controladoria Geral do Município evidencia o compromisso da Gestão Municipal com a construção de uma gestão transparente, ética e responsável. A adesão à Rede Nacional de Integridade Privada é um ato proativo que coloca a integridade no centro das práticas governamentais, contribuindo para um ambiente mais justo e ético para todos os cidadãos”, pontuou o controlador geral do Município, Hélio Santos Souza.

Segundo o controlador, a adesão faz parte de um movimento estratégico que foi impulsionado por uma demanda apresentada pelo prefeito Emanuel Pinheiro à Controladoria, ao externar sua preocupação com a importância de implementar e aprimorar práticas éticas no ambiente público e privado.

“A transparência permite que os cidadãos compreendam como as políticas governamentais afetam suas vidas e comunidades. Isso estimula a participação cívica, pois a população informa pode se envolver de maneira mais eficaz no processo democrático. A credibilidade institucional é crucial para atrair investimentos, promover o crescimento econômico e construir uma imagem positiva”, cita o prefeito de Cuiabá  Emanuel Pinheiro. 

Ao aderir à Rede Nacional de Integridade Privada, a Controladoria Geral do Município de Cuiabá se compromete a: executar algumas ações no que ser refere a:

Fomento à Integridade: Desenvolver iniciativas que promovam a cultura de integridade privada, destacando a importância de boas práticas empresariais;

Cumprimento das Normativas: Assegurar que as normativas, especialmente a Lei Anticorrupção Brasileira e a Lei Geral de Licitações e Contratos Públicos, sejam integralmente aplicadas e seguidas nas transações públicas.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais