Cuiabá tem se consolidado como um dos principais destinos turísticos do país, com destaque nacional e internacional. É o que mostram os dados da 6ª edição da Revista Tendências do Turismo 2025, lançada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur.
De acordo com a publicação, Cuiabá foi o 9º destino aéreo mais reservado do Brasil para o primeiro trimestre de 2025, segundo levantamento feito com base na plataforma da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que monitora a movimentação da aviação comercial mundial. O ranking inclui grandes centros urbanos e cidades turísticas consolidadas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Porto Seguro.
Além disso, Cuiabá também se destacou como um dos destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros em 2024. A cidade ocupou a 2ª posição no ranking nacional, ficando atrás apenas de São Paulo, conforme dados da empresa SimilarWeb, que mensura o tráfego gerado em páginas da internet e aplicativos de viagens.
No comparativo com o ano anterior, a capital de Mato Grosso apresentou um crescimento expressivo de 39% no volume de buscas, sendo o segundo maior aumento percentual entre todos os destinos avaliados, atrás apenas de Gramado (RS), com alta de 46%.
No cenário internacional, Cuiabá também vem ganhado visibilidade. A cidade apareceu na 13ª colocação entre os destinos brasileiros mais buscados por turistas estrangeiros na plataforma Decolar, uma das maiores agências de viagens online da América Latina.
Para a secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia Costa, o destaque no cenário turístico é resultado de uma série de medidas realizadas pela pasta, como a divulgação do turismo e do artesanato de Mato Grosso em feiras do segmento em todo o Brasil e no Reino Unido, entrega kits de equipamento de proteção individual para condutores turísticos e organização de press trips com jornalistas e influenciadores para o pantanal mato-grossense. A capital mato-grossense também é a porta de entrada para outros destinos no Estado.
A secretária adjunta Maria Letícia Costa apontou também que os dados confirmam o potencial turístico de Cuiabá e a importância de seguir investindo na estruturação do setor.
“Os dados reforçam que Cuiabá está cada vez mais no radar dos turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Isso é resultado de um trabalho contínuo que estamos desenvolvendo para fortalecer o turismo local. Temos investido em infraestrutura, qualificação de serviços e promoção dos nossos atrativos em feiras e eventos especializados no Brasil e no exterior. Acreditamos no potencial da nossa capital como porta de entrada para os três biomas presentes no nosso Estado, com uma cultura rica, gastronomia única e hospitalidade que encanta quem nos visita”, concluiu.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!