PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

CULTURA

Defensor da cultura, Botelho valoriza Museu da Viola de Cocho

Por Secom ALMT
Publicado em 04-02-2024 às 10:04hrs
Deputado visita Espaço Cultural Alcides Ribeiro, em Santo Antônio de Leverger e lembra-se do pai que entoava o tradicional cururu

Acompanhado do ex-vereador Eduardo Salomão Moreira Silva, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, visitou em janeiro, o Museu da Viola de Cocho – Espaço Cultural Alcides Ribeiro, no distrito de Varginha, em Santo Antônio de Leverger.

Botelho parabenizou a iniciativa do artesão e mestre da cultura regional, Alcides e família pelo trabalho de valorização das tradições culturais, especialmente, da viola de cocho, que é o símbolo da cultura mato-grossense e patrimônio imaterial brasileiro.

O museu está instalado na residência da família Ribeiro, onde também funciona o ateliê, que deverá oferecer cursos para novas gerações. A proposta é manter as tradições, como a arte de fazer a viola de cocho, canoa, pilão e mocho de siriri. Além do encontro anual de siriri e cururu.

“Alcides e a família têm esse amor pela nossa arte. Eu tinha preocupação com o cururu, principalmente por ser uma cantoria basicamente masculina porque os rapazes não gostam muito, outros não conhecem. E a família Ribeiro leva adiante nossa história. A criação do museu é fantástica, contando toda a história da viola de cocho, preservando aquelas violas mais antigas com 50, 70 anos”, reconheceu Botelho, ao lembrar o pai, que era cantador de cururu. “Nasci e cresci ouvindo isso. Naquele tempo na roça, não tinha nada, então sentava na porta de casa e pegava a viola para animar a família”, recordou.

Eduardo Salomão disse que assim como o deputado foi conhecer o museu, turistas que passam por lá, têm a honra de vivenciar a história por meio dos instrumentos expostos, e o saber tradicional sobre a viola de cocho. “É um trabalho que passa de geração para geração, ensinando a arte cultural mato-grossense”.

Botelho foi presenteado com um mocho de siriri pelo artesão Alcides. “É uma satisfação recebermos o deputado Botelho aqui, que é da nossa região e conhece muito bem as nossas tradições. Temos muitas histórias registradas no museu. Lembro que antigamente, no Pantanal, tinha competição de quem fazia e tocava a melhor viola de cocho. Com a vinda dos novos instrumentos, a cultura foi mudando. Mas estamos preservando, ensinando e expondo nossa riqueza cultural”, afirmou Alcides.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais