UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

SAÚDE

Deputado Eduardo Botelho busca ampliação do apoio às famílias em Tangará

Por Secom ALMT
Publicado em 15-02-2025 às 09:32hrs
Indicação para a construção da Casa do Autista foi aprovada em Plenário e encaminhada ao governo

Tangará da Serra (a 253 quilômetros de Cuiabá), pode receber um importante reforço na rede de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O deputado Eduardo Botelho (União Brasil) é autor da Indicação 208/2025, aprovada no último dia 5, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e encaminhada ao governo do Estado, solicitando a construção da Casa do Autista no município. O objetivo é atender à crescente demanda de famílias que possuem filhos com TEA na região.

O espaço será um centro especializado, com equipe multidisciplinar capacitada para oferecer atendimento integral aos pacientes. Além de acolher e orientar as famílias, a Casa do Autista prestará suporte médico, psicológico, assistencial e fará os encaminhamentos necessários para tratamentos especializados.

“A indicação do deputado Botelho é um gesto louvável e de grande impacto para a nossa comunidade. Esse apoio será fundamental para proporcionar os recursos necessários à melhoria da qualidade de vida da população, beneficiando não apenas as pessoas diretamente atendidas, mas também suas famílias. Agradecemos ao deputado por essa iniciativa louvável”, afirmou a vereadora do município Valdineide Ferreira Santana, a Dona Neide (União Brasil)”.

Apoio Integral

Botelho já havia apresentado o Projeto de Lei 255/2022, que prevê cursos gratuitos de capacitação para familiares de pessoas com autismo. Essa proposta foi incorporada ao PL 414/2019, de autoria do deputado Wilson Santos, que resultou na Lei 11.909/2022. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o transtorno e capacitar os familiares para lidar com os desafios diários nos cuidados com a pessoa autista.

Além disso, a ALMT promove o Simpósio sobre Autismo, anualmente, na semana do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril). O evento fomenta um amplo debate sobre a importância da inclusão e do suporte às pessoas com TEA.

“Queremos proporcionar um atendimento especializado em um ambiente de acolhimento adequado, onde as famílias encontrem o suporte necessário para o desenvolvimento saudável de seus filhos”, destaca Botelho. Ele reforça que a Casa do Autista permitirá um atendimento mais próximo, humanizado e eficaz.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais