Otica seu Filó

EDUCAÇÃO

Educação de MT conquista selo Ouro do MEC por alfabetização de crianças na idade certa

Por Secom Gov.MT
Publicado em 06-12-2024 às 09:54hrs
A Rede Estadual foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização entre os Estados do país

A Educação Pública de Mato Grosso foi reconhecida na categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pela primeira vez pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (05.12).

O Estado foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023 - critério primordial para receber o Selo Ouro. Na quinta posição, Mato Grosso aparece na frente de Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo e Goiás. 

A iniciativa do MEC busca reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação, municipais e estaduais, na alfabetização das crianças brasileiras.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o Governo de Mato Grosso adota políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização, além da redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

“Nosso estado é merecedor do selo Ouro, pois, entre os critérios de avaliação do MEC, estão ações que a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso já pratica e que já se tornou referência em excelência educacional”, acrescenta o secretário.

Entre os 124 municípios mato-grossenses que aderiram ao CNCA, 96 deles cumpriram os requisitos exigidos e também receberam o Selo Ouro, 17 receberam Prata e 11 foram reconhecidos com o Selo Bronze.

Alan também citou a atuação do Plano EducAção 10 Anos, a principal política do governo para projetos e ações para melhoria da qualidade e índices educacionais no Estado, para o avanço no ranking das avaliações nacionais da educação mato-grossense, principalmente para conquistar o selo ouro de alfabetização do MEC.

“Com o protagonismo do EducAção 10 Anos, a Seduc apostou na educação contemporânea imprimindo a proatividade dos nossos estudantes, dos professores e demais trabalhadores da educação. É por isso que nos tornamos referência do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Esse Ouro é fruto do trabalho de todos os que defendem e contribuem com a educação pública do nosso estado”, conclui Alan Porto.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais