Em meio a aplausos e clima de entusiasmo em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado (24) o investimento de R$ 5,9 bilhões, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a duplicação de mais um trecho da BR-163 em Mato Grosso.
A rodovia, considerada vital para o escoamento da produção agrícola, terá 454 quilômetros duplicados, com obras que devem melhorar a segurança, reduzir o tempo de viagem e impulsionar a economia regional.
“Esta BR-163 começou no meu primeiro mandato, em 2006. O BNDES veio anunciar um investimento que vai construir a BR-163 pelo governo do estado. Peço que termine essa estrada, Mauro Mendes, para que um dia eu trafegue nela”, disse Lula.
O presidente foi aplaudido por produtores, lideranças políticas e representantes do setor agropecuário, ao reforçar o compromisso do governo federal com o desenvolvimento da infraestrutura logística do estado, um dos maiores polos agrícolas do país.
Responsável por escoar cerca de 20% da produção agrícola brasileira, a BR-163 é apontada como um gargalo logístico há décadas, com trechos marcados por buracos, acidentes e atrasos.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, enfatizou a importância da obra para o país: “Aqui passa o coração da logística do Mato Grosso e do Brasil. Trabalhamos com o governador Mauro Mendes e encontramos uma solução que ninguém conseguiu no governo anterior”.
Mercadante destacou que a duplicação não só melhorará a segurança, reduzindo em até uma hora e meia o tempo de viagem, como também criará áreas de descanso para caminhoneiros, além de impulsionar a competitividade do agronegócio nacional.
Durante o evento, Mercadante também apresentou dados expressivos sobre o volume de crédito destinado ao estado de Mato Grosso. De acordo com ele, o governo Lula aprovou R$ 29 bilhões em financiamentos para o desenvolvimento do estado, sendo R$ 14 bilhões voltados para a indústria e outros R$ 15 bilhões para o setor agrícola.
Um dos reflexos diretos desse apoio é a safra recorde de milho: “Neste ano, a chamada safrinha alcançará 133 milhões de toneladas, a maior da história do Brasil. Nunca antes o país produziu e colheu tanto milho, e uma das razões é o crédito agrícola, somado ao fortalecimento da agroindústria”, destacou Mercadante.
Ele ressaltou ainda o impacto das indústrias de processamento de milho, que agregam valor à produção primária e fortalecem a economia regional. “Em Mato Grosso, quatro grandes usinas recentemente instaladas processam milho para produzir etanol, biodiesel e DDG (grãos secos de destilaria), um farelo altamente nutritivo, três vezes mais eficiente que o milho in natura na alimentação animal”, explicou.
Entre as usinas destacadas estão:
“Essas indústrias são fundamentais para gerar emprego, recolher mais impostos e estabilizar a renda do produtor rural. Se o preço cair lá fora, o produtor moe e entrega um produto com mais valor agregado”, afirmou Mercadante.
Além da duplicação da rodovia, Mercadante anunciou investimentos de R$ 1,1 bilhão na construção de 1.300 km de linhas de transmissão de energia e na instalação de 22 usinas fotovoltaicas no estado, com financiamento da Energisa pelo BNDES.
“Não há economia que atraia investimento sem energia. Estamos melhorando a oferta para o interior do estado com energia limpa e renovável”, pontuou.
O presidente do BNDES também comparou os resultados da atual gestão com o governo anterior. “No primeiro trimestre do ano passado, o BNDES liberou R$ 200 milhões para a agricultura. No mesmo período deste ano, foram R$ 1,76 bilhão, um aumento de 782%. Isso é compromisso com quem produz”, afirmou, arrancando novos aplausos do público.
Durante a cerimônia, também foram entregues 78 títulos de domínio para produtores rurais, garantindo segurança jurídica e fomentando o desenvolvimento da região.
Ao final do discurso, Mercadante criticou gestões passadas e afirmou que o governo Lula trabalha “de forma republicana, com todos os prefeitos e governadores, independentemente de disputas políticas”.
Para ele, o esforço conjunto entre União e estado permitirá que, na próxima eleição, “aquele patriota que andava pendurado no caminhão, arriscando a vida na BR-163 esburacada, possa trafegar com segurança por uma estrada duplicada e moderna”.
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