PI 47616_ ALMT_ALÉM DA TELA DE 09 a 17 JULHO 2025

SAÚDE

Emanuelzinho pede que Governo Federal assuma a Santa Casa de Cuiabá

Por Da Redação VGN
Publicado em 11-07-2025 às 09:00hrs
Governo Mauro Mendes anunciou que vai fechar a Santa Casa. Parlamentar quer que Governo Federal assuma a instituição.
Emanuelzinho pede que Governo Federal assuma a Santa Casa de Cuiabá

O deputado federal e vice-líder do governo, Emanuel Pinheiro Neto (MDB), conhecido como Emanuelzinho, encaminhou um ofício ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, solicitando que o Governo Federal realize um estudo de viabilidade técnica para assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Padilha afirmou que vai analisar a situação com carinho.

A instituição, com mais de 200 anos de história, enfrenta uma crise administrativa e financeira após uma intervenção do governo estadual em 2019, que, segundo o parlamentar, resultou em “caos” e “tragédia anunciada”.

No documento, o deputado destacou o papel histórico da Santa Casa, fundada no período colonial e considerada a unidade de saúde mais antiga da região Centro-Oeste. A instituição, gerida por décadas pelas irmãs salesianas, é referência no atendimento a pacientes do SUS, especialmente em casos de média e alta complexidade, como oncologia pediátrica e hemodiálise.

Emanuelzinho criticou duramente o governador Mauro Mendes (UB), que anunciou o fechamento da Santa Casa sob a justificativa da futura entrega do Hospital Central.

“Uma insensibilidade por parte do governo do estado, por parte da intervenção administrativa que houve do governador em 2019, que prometeu resolver os problemas da Santa Casa, e não conseguiu e agora abrindo um novo hospital, quer fechar a Santa Casa e o município não quer assumir”, declarou o deputado.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais