P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

POLITICA

Embaixador dos Emirados Árabes reforça parceria com MT e destaca o apoio da primeira-dama do Estado ao parajiu-jitsu

Por Secom Gov.MT
Publicado em 13-09-2024 às 10:29hrs
No encontro, o embaixador Saleh Al Suwaid ressaltou o papel importante da primeira-dama do Estado com o jiu-jitsu paradesportivo

Nesta quinta-feira (12.09), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, acompanhada do governador Mauro Mendes, se reuniu com o embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU), Saleh Al Suwaid, durante a reunião ministerial do G20 Brasil 2024. Mato Grosso tem estreitado conexões com os EAU a partir da aproximação da primeira-dama do Estado com o Jiu-jitsu, e ganhou notoriedade na categoria como madrinha nacional do parajiu-jitsu.

Também participaram do encontro o presidente da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e fundador da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP), Elcirley Luz, e o vice-presidente da FBJJP Nacional e vice-presidente Internacional da World  Parajiujitsu Federation (WPJJP), Mário Edson Cowboy. 

No encontro, o embaixador agradeceu ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes pela recepção e destacou o papel importante da primeira-dama do Estado na união entre os Emirados e Mato Grosso.

“Estamos felizes e honrados por estarmos aqui em Mato Grosso. Agradecemos a recepção e queremos dizer que a primeira-dama Virginia Mendes nos motivou a estar aqui. Ela tem sido muito importante no esporte de Jiu-jitsu, especialmente para pessoas com deficiência”, destacou Saleh Al Suwaid.

Na oportunidade, a primeira-dama de MT agradeceu o convite enviado pelos Emirados Árabes, por meio do Chairman Al Sayed Al Hashmi, para o grande evento de Jiu-jitsu que acontece em novembro em Abu Dhabi, onde os paratletas da Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP) irão competir com paratletas e atletas de alto rendimento de diferentes países.

“Estamos honrados com o convite e com certeza será uma grande oportunidade para nossos competidores representarem nosso Estado. A história do Jiu-jitsu nos Emirados é muito bonita. Todos os esportes são importantes. Graças a Deus, nosso Estado tem tido excelentes oportunidades, mas ver o parajiu-jitsu deslanchando na busca por espaço nas Paraolimpíadas é realmente motivador”, afirmou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes ressaltou que o Estado e os Emirados têm boas perspectivas de negócios. “Com certeza, nossa relação com os Emirados oferece boas oportunidades em diferentes áreas. Temos o desafio de alcançar a meta de carbono negativo até 1935, e eles têm recursos e tecnologia. Em contrapartida, temos a oferta de alimentos. Com certeza, vamos fortalecer ainda mais essa conexão”, avaliou Mauro Mendes.

Jiu-Jitsu nos Emirados Árabes Unidos

Nos últimos anos, os Emirados Árabes Unidos (EAU) têm se destacado no cenário global do jiu-jitsu, transformando-se em um polo de desenvolvimento e promoção do esporte. A crescente influência dos EAU no jiu-jitsu é resultado de um investimento estratégico e visionário por parte do governo e de instituições locais, que têm desenvolvido ações para colocar o país no centro das atenções internacionais desta arte marcial.

O jiu-jitsu se consolidou nos anos 2000, quando o país começou a adotar uma postura mais ativa em relação à promoção e ao desenvolvimento do esporte. Em 2012, a criação da Federação de Jiu-Jitsu dos Emirados Árabes Unidos (UAEJJF) marcou um passo decisivo. 

O país abriu as portas da inclusão e têm desempenhado um papel crucial no crescimento e na promoção do parajiu-jitsu, demonstrando um forte compromisso com a inclusão e a igualdade no esporte. Com investimentos em infraestrutura, apoio a atletas e eventos de prestígio, o país está moldando o futuro do parajiu-jitsu e se consolidando como um centro global para o esporte adaptado. Mato Grosso mantém uma relação próxima com os Emirados por meio da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP) e Associação Mato-grossense de Jiu-jitsu Paradesportivo (AMJJP), com sede em Barra do Garças. 

Atualmente 853 famílias são atendidas com o projeto em Barra do Garças, sob a liderança do fundador Elcirley Luz, também presidente da FBJJP. “Foi nos Emirados que nasceu o parajiu-jitsu, e tive a honra de ser recebido pelo Xeique Mohamed bin Zayed e o Abdulmunem Al Sayed Hashmi. Essa parceria só aumenta, e agora temos a força da inclusão em nosso Estado com o apoio da primeira-dama Virginia Mendes que em breve receberá o selo mundial da inclusão”, contou Elcirley Luz.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ESPORTESVer Mais