PI 47616_ ALMT_ALÉM DA TELA DE 09 a 17 JULHO 2025

SAÚDE

Empresa Cuiabana de Saúde Pública fará auditoria das contas de 2017 a 2025

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 14-07-2025 às 09:37hrs
A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) dará início, ainda neste segundo semestre, ao processo de contratação de uma Auditoria Externa Independente com o objetivo de examinar as demonstrações financeiras e contábeis da instituição no período de 2017 a 2025.
Empresa Cuiabana de Saúde Pública fará auditoria das contas de 2017 a 2025

A decisão foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes na última Reunião Ordinária do Conselho de Administração e encaminhada oficialmente à Diretoria Executiva por meio do Ofício nº 1524/GAB/SMS/2025, assinado pela presidente do Conselho e secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio.

A presidente do Conselho Municipal de Administração da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio, destacou a importância do processo de auditoria para garantir a transparência da gestão e permitir o enfrentamento de pendências financeiras herdadas de administrações anteriores.

“Esta auditoria é essencial para darmos transparência à sociedade sobre a real situação financeira da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. Precisamos esclarecer as dívidas herdadas e, mais do que isso, corrigir falhas e evitar que esse tipo de desorganização se repita no futuro. Tudo será feito dentro da legalidade e com total respeito ao dinheiro público”, afirmou a presidente.

Com a contratação da auditoria externa, espera-se identificar eventuais irregularidades, esclarecer a origem dos passivos acumulados e, sobretudo, fornecer subsídios técnicos para a tomada de decisões pela nova diretoria e pelas instâncias de controle da ECSP. A análise detalhada dos custos e contratos firmados ao longo da gestão anterior também será essencial para avaliar a legalidade e eficiência dos gastos realizados no período.

O processo de contratação será conduzido conforme os critérios legais estabelecidos para empresas públicas, com previsão de início dos trabalhos ainda no segundo semestre deste ano.

Em abril deste ano, o prefeito Abílio Brunini apresentou e sancionou um projeto de lei que altera o funcionamento da Empresa Cuiabana de Saúde Pública. A medida atualizou a Lei nº 5.723/2013, transferindo à ECSP atribuições como a compra de medicamentos, contratação de serviços e execução de obras. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a focar exclusivamente na formulação de políticas públicas, no planejamento e na prestação direta de serviços à população. 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais