Otica seu Filó

ECONOMIA

Endividamento segue estável em Cuiabá; Nível de inadimplência é positivo

Por Da redação Fecomércio MT
Publicado em 06-09-2024 às 09:18hrs
A diminuição no número de famílias inadimplentes pode indicar um fortalecimento no consumo das famílias em Cuiabá e consequentemente aquecimento da economia

Cuiabá segue o ano com uma média de 179 mil famílias endividadas com cheques, cartões, boletos, empréstimos e financiamentos. São 86,8% do total de famílias na capital em agosto, sendo 46,8% afirmando estar pouco endividadas, 30,8% mais ou menos endividadas e 9,1% muito endividadas. O percentual de endividados está 0,4% menor no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Já a quantidade de famílias com contas em atraso passou de 45.425 em julho para 41.096 em agosto. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o cenário é ainda mais positivo, visto que ocorreu uma redução de 19,95% no número de inadimplentes.

Quanto aos principais tipos de dívidas, o cartão de crédito se destaca somando 80,9%, seguido dos carnês com 23,9%, financiamento de carro com 5,5% e financiamento de casa com 4,6% de ocorrência. Em seguida, o crédito consignado e o crédito pessoal representam 3,8% e 3,2% das dívidas, respectivamente, além do cheque especial que soma 1,3%.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a importância na divulgação de informações que ajudam a compreender os gastos das famílias em Cuiabá. “A verificação do endividamento e da inadimplência é importante para compreender as tendências de gastos das famílias, e por consequência, do aquecimento econômico, assim como entender se elas estão tendo condições de arcar com as dívidas”.

Com isso, Wenceslau Júnior destacou que a diminuição no número de famílias inadimplentes pode indicar um fortalecimento no consumo das famílias em Cuiabá, o que também pode refletir diretamente no comércio e serviços da capital e do estado.

Após uma queda mensal no total de endividados, as famílias endividadas chegam a 78,0% a nível nacional. “O cenário econômico de Cuiabá se assemelha ao nacional com relação à diminuição no número de famílias inadimplentes, o que pode direcionar para o aumento do consumo através de compras a prazo no futuro”, concluiu o presidente da federação.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SAÚDEVer Mais