PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

VERdade

Entenda a diferença entre o 5G que já funciona no Brasil

Por Alessandro Feitosa Jr
Publicado em 05-11-2021 às 08:48hrs
Operadoras de telefonia já oferecem a conexão 'DSS', que compartilha a infraestrutura do 4G. Com o leilão, empresas começarão a instalar o '5G puro'.
Entenda a diferença entre o 5G que já funciona no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início na quinta-feira (4) ao leilão do 5G, a internet de quinta geração. Claro, Vivo e TIM já arremataram os três lotes na faixa de 3,5 GHz (gigahertz ), considerada a principal do leilão, e a abertura dos lances continua nesta sexta (5).

Apesar disso, operadoras de telefonia já fazem propagandas sobre disponibilidade do 5G em algumas cidades e aparelhos compatíveis exibem o ícone dessa rede. Entenda abaixo como isso é possível:

 

5G DSS

 

A conexão disponível em algumas cidades brasileiras ainda não é considerada o 5G "puro". Na verdade, se trata do 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês), que funciona como transição entre a quarta e a quinta geração da rede.

Ela herda o nome do 5G porque é baseada em um protocolo de comunicação definido pelo consórcio 3GPP, que reúne empresas responsável pela padronização global das tecnologias móveis.

Justamente por isso, aparelhos compatíveis com a rede indicam que há conexão com a novidade.

Na prática, essa rede usa as mesmas frequências do 4G com uma velocidade maior, mas não chega a entregar o potencial máximo do 5G, que só será atingido com a instalação de uma nova infraestrutura que entregará o 5G SA (standalone, ou autossuficiente, na tradução para o português).

 

 

As frequências são como "rodovias" por onde os sinais caminham. O 5G DSS divide a mesma "rodovia" do 4G. Agora, a Anatel está leiloando as frequências para o 5G SA.

 

 

Mais velocidade

 

A promessa das operadoras que oferecem o serviço 5G DSS no Brasil é de downloads que podem chegar a 500 Mbps (megabits por segundo).

No uso do dia a dia, os valores são menores, mas superam a média da velocidade do 4G, que é de 17,1 Mbps, de acordo com um relatório da consultoria Opensignal de maio de 2021.

A disponibilidade dessa tecnologia ainda é limitada: somente alguns bairros de poucas cidades possuem essa conexão.

Apesar de o 5G DSS não entregar toda a capacidade da quinta geração de redes móveis, ele é importante, principalmente enquanto a nova infraestrutura ainda é instalada. Quando um local não tiver uma cobertura ampla da conexão, o 5G DSS ajudará na continuidade.

 

 

5G 'puro'

 

A instalação da rede 5G SA, que acontecerá após o leilão das frequências pela Anatel, vai trazer as principais características da nova geração de internet móvel. Entre elas está a baixa latência – um tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet.

A latência é a responsável pelo atraso que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que falamos.

O 5G SA promete um tempo de resposta quase que instantâneo, que permitirá o avanço de tecnologias como os carros autônomos e a telemedicina. Cirurgias feitas remotamente, por exemplo, serão mais confiáveis quando a rede oferecer um tempo de resposta mínimo.

Ainda existem poucas redes 5G SA ao redor do mundo e mesmo as regiões que contam com essa opção utilizam a tecnologia DSS para dar apoio à infraestrutura inicial da nova rede, segundo a consultoria Opensignal.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais