O ministro de Agricultura e Pecuária e senador licenciado por Mato Grosso, Carlos Fávaro (PSD), pode ser a aposta da Esquerda, liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a disputa ao Governo do Estado em 2026.
Por ser ministro de agricultura, Fávaro tem colecionado apoiadores no ramo e transita bem entre o campo Centro-Esquerda, pois não representa uma figura ‘radicalista’.
A informação foi revelada pela ex-deputada federal e atual diretora da Companhia Nacional do Abastecimento (CONAB), Rosa Neide (PT), ao Veja Bem MT. Conforme a petista, o nome de Fávaro será um dos apresentados pelo grupo na próxima reunião nacional do PT, que deve ocorrer neste fim de semana.
A reunião servirá para que o PT analise a situação crítica vivida pelo partido, que não elegeu nenhum prefeito em Mato Grosso, assim como nenhum vereador em Cuiabá. Na capital mato-grossense, a única chance esteve com Lúdio Cabral (PT), que chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo candidato da Direita, Abilio Brunini (PL).
“Nos dias 5, 6 e 7, faremos em Brasília, um seminário para discutirmos o futuro organizacional do PT tendo em vista 2026, inclusive com a presença do presidente Lula, como fica a organização partidária em cada Estado, discussão e avaliação do modelo federativo que temos hoje. Mato Grosso irá refletir sobre essas eleições municipais e como programar 2026. Possivelmente o grupo ligado ao Governo Federal lançara candidatura ao Governo do Estado. Temos muitos nomes, o próprio Fávaro, deve ser o nome a ser discutido. Temos Lúdio e muitas outras pessoas”, disse a deputada.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!