PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

SAÚDE

Estratégias para superar baixo índice de cobertura vacinal em MT são debatidas em oficina no TCE-MT

Por Sicom TCE/MT
Publicado em 07-10-2023 às 08:12hrs
Articulação no atendimento, acolhimento nas salas de vacina, uso de tecnologias, estratégias de comunicação e mudanças de comportamento em busca da mudança do atual cenário do estado no que diz respeito ao baixo índice de cobertura vacinal apresentado pelos municípios.

Essas foram algumas das soluções debatidas entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e representantes dos 141 municípios do estado, nesta quarta-feira (4), durante oficina do encontro “Mato Grosso unido pela infância: construindo compromisso para rematrícula escolar e imunização”.

Coordenada pela Comissões Permanentes de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, que é presidida pelo conselheiro Guilherme Antonio Maluf, e pelo escritório regional do Unicef, a oficina reuniu equipes técnicas encarregadas pela plataforma Busca Ativa Vacinal para tratar do cenário da cobertura vacinal e o perfil epidemiológico com foco na Primeira Infância, indicadores de natalidade, mortalidade infantil e materna e novas percepções relacionadas à transversalidade e identificação de atores.

“Nós estamos trabalhando em conjunto, numa união de esforços em prol de um bem comum, de um bem maior, que é a melhoria da efetividade das políticas públicas”, salientou a secretária-executiva da Comissões Permanentes de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, Flávia Bortot.

Especialista em imunização do Unicef, Tatiana Galleguillos ponderou que cuidar da população é uma responsabilidade de todos. “No caso do Unicef, o foco maior são crianças e adolescentes, e o Tribunal de Contas tem o dever de fiscalizar onde os municípios estão aplicando os recursos e estes, por sua vez, precisam utilizar bem esses recursos e dar efetividades às políticas públicas. Nós precisamos trabalhar em conjunto.”

Na ocasião, foram compartilhadas boas práticas e os principais problemas relacionados à vacinação, uma troca de experiências sobre as ações implementadas em cada cidade. “Eles trouxeram os problemas que encontram para o alcance da meta para pensarmos em conjunto em como mitigar esses desafios e alcançar índices satisfatórios de cobertura vacinal”, concluiu a oficial de Saúde e Nutrição do Unicef para o Território Amazônico, Lidia Pantoja.

Enfermeira em Rondonópolis, Noeny Pereira de Sousa falou sobre a importância do encontro. "Eu fico muito feliz em estar participando, pois isso agrega muito ao nosso trabalho, principalmente essa parceria entre as secretarias, o Tribunal de Contas e o Unicef."

Da mesma forma ressaltou o servidor da Prefeitura de Salto do Céu, Samuel Rodrigues Rosa. "Quero parabenizar o TCE-MT e o Unicef pela iniciativa, pois é muito importante ter as instituições apoiando os municípios, nos ouvindo, identificando as principais dificuldades para, juntos, buscarmos as soluções."

O encontro

 Realizado pelo TCE-MT e pelo Unicef, o encontro “Mato Grosso unido pela infância: construindo compromisso para matrícula escolar e imunização” teve por intuito aprimorar estratégias para diagnosticar e resolver os déficits da cobertura vacinal e da evasão escolar.

Na abertura institucional da capacitação, na terça-feira (3), foi traçado um panorama dos dois setores. Já na quarta-feira (4), ao longo de todo dia, foram realizadas duas oficinas simultaneamente, sendo uma relacionada ao Busca Ativa Escolar e a outra ao Busca Ativa Vacinal.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais