EDUCAÇÃO

Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Por Secom Gov.MT
Publicado em 18-07-2025 às 09:05hrs
A data de embarque dos 100 estudantes será anunciada nos próximos dias pela Seduc
Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Com o embarque se aproximando, os estudantes da rede estadual de ensino selecionados para a 3ª edição do Programa MT no Mundo compartilham suas expectativas para a experiência de intercâmbio em um país de língua inglesa.

O programa, criado pela Secretaria de Educação (Seduc), contempla 100 alunos com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Entre os selecionados está Aquiles França do Nascimento, de 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá. 

“Estou super feliz por essa conquista. Viajar para outro país é um sonho de muita gente. Sem dúvida, será uma experiência incrível e algo muito importante para o meu currículo”, afirma Aquiles.

Também entusiasmado está Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande. “Já viajei de avião, mas nunca para fora do país. Estou com aquele friozinho na barriga, mas muito animado”, disse.

Para Pedro, praticar o inglês, conhecer uma nova cultura e aproveitar cada segundo será uma experiência incrível. “Quero mostrar o lado acolhedor do povo mato-grossense e apresentar nossas comidas típicas e belezas naturais como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, conta, animado.

Em Guarantã do Norte, o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, que cursa o 1º Ano na Escola Estadual Albert Einstein, também vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de troca cultural. 

“Será minha primeira vez em um avião e fora do Brasil. Quero viver essa experiência e entender como as pessoas se comunicam e vivem na Inglaterra. Também quero levar um pouco da cultura do meu povo e trazer novos aprendizados para minha comunidade e colegas de escola”, diz, com orgulho.

A terceira edição do programa MT no Mundo soma mais de R$ 16 milhões em investimentos. Os estudantes vão participar de um curso com 30 aulas semanais, com material didático incluso, teste de nivelamento e certificado de conclusão. 

Além disso, o programa cobre todos os custos com passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, cartão de transporte, emissão de documentos e seguro.

A iniciativa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras, integrada ao Plano Educação 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026. 

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o programa é uma ferramenta de transformação de vida. “O intercâmbio proporciona aos nossos estudantes não apenas o aprendizado da língua, mas a vivência de novas culturas, o desenvolvimento pessoal e a ampliação de horizontes. Estamos formando cidadãos globais a partir da escola pública mato-grossense”.

A data de embarque dos estudantes deve ser anunciada nos próximos dias pela Seduc.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais