A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza no próximo dia 29 o VIII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal. Voltado aos profissionais da educação, o evento será híbrido, com momentos presenciais e não presenciais, transmitidos pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube. O seminário tem como objetivo fortalecer as ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades de ensino públicas de Cuiabá, contribuindo para o aprofundamento e reflexões teórico-práticas sobre os desafios do processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.
O Seminário de Educação Básica é realizado desde o início da gestão Emanuel Pinheiro. “Os profissionais da Educação têm um papel fundamental na garantia dos direitos das nossas crianças e na formação dos futuros cidadãos cuiabanos. Desde que assumimos a administração do Município, a rede pública municipal de educação superou grandes desafios e avançou de maneira consistente buscando um ensino de qualidade, valorizando a atuação dos profissionais da educação com investimentos em formação, infraestrutura física e pedagógica, a fim de oferecermos uma Educação inclusiva, integral e humanizada, voltada para a formação do ser humano como cidadão pleno”, disse Emanuel Pinheiro.
Nos últimos anos, a Educação pública da Capital passou por inúmeras transformações que trouxeram novos desafios à comunidade escolar, lembrou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. “Essas transformações nos levaram a novas práticas educativas, mediadas pela tecnologia, que ganharam espaço na rotina das unidades. Os desafios estimulam os profissionais da Educação a construírem estratégias diversificadas, melhorando sua atuação nas unidades educacionais. E, é nesse contexto que realizamos a oitava edição do Seminário de Educação Básica”, salientou Edilene Machado.
O evento formativo é um momento rico, de compartilhamento de saberes e protagonismo dos profissionais da Educação. Outro aspecto relevante é a urgência em potencializar a atuação de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, estudantes, família, educadores e Secretaria Municipal de Educação, subsidiando os profissionais quanto à proposição de práticas inovadoras e inclusivas, fortalecendo o engajamento da comunidade escolar na implementação da Escola Cuiabana.
Programação
A abertura oficial do VIII Seminário de Educação Básica será às 8:30h, na modalidade híbrida, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com uma mesa-redonda que reunirá autoridades e, em seguida, acontecerá a palestra principal do evento, com o tema “A ciência do bem viver e o propósito do trabalho”, ministrada pela professora de Neurociência e Saúde Mental e palestrante, Aline Castro.
No período vespertino, no formato presencial, será realizada a palestra “Case de sucesso em Gestão Escolar”, com o secretário Municipal de Educação de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos, para gestores das unidades educacionais. Também no período vespertino, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), serão realizadas formações para 240 professores da Pré-Escola; relatos de experiências para professores dos Anos Iniciais (1º e 2º anos) e, transmitidas pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube, palestras com os temas “Estratégias para intervenção pedagógica: consolidando a aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática”, e “Projetos interdisciplinares”, com consultores da Aprender Editora, e “Saúde do Trabalhador”, com psicólogas e fisioterapeutas do Espaço do Servidor para professores do 3º ao 9º ano, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores de Arte e Educação Física, e técnicos da rede pública Municipal de Educação.
Confira a programação completa do VIII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal
Dia - 29/07
Período Matutino
7h30 às 8h: Credenciamento
8h30 - Abertura Oficial do Seminário
Apresentação Cultural: Pot-pourri de músicas cuiabanas com os estudantes da EMEB Gracildes de Melo Dantas
Mesa de abertura
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!