O Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o CINEMATO, iniciou nesta segunda-feira (14.07) a exibição de 19 filmes infantis com entrada gratuita no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A programação especial para o público infantil ocorre nos dias 15, 16, 17 e 19 de julho, sempre a partir das 14h, com curtas-metragens no projeto “Cinema Escola”, e no sábado (19), às 15h, com o longa “A Passagem Secreta”, na “Sessão Queimada Cuiabana”. Para assistir, basta chegar com antecedência e garantir um lugar na plateia.
As produções vêm de diversas regiões do país, incluindo Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Amazonas, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Os filmes variam entre animação, ficção e não-ficção, com classificação indicativa livre ou a partir de 10 anos. No total, o festival vai exibir 62 produções gratuitas ao longo de sua 22ª edição, incluindo sessões noturnas voltadas a todas as idades. A programação completa pode ser conferida no site oficial www.festivalcinemato.com.br.
Fora das salas de exibição, o público também poderá visitar a Feira Amazônia, montada no entorno do teatro com venda de alimentos e artesanato. Neste ano, o festival também retoma o formato inclusivo realizado pelo Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação, responsável por levar sessões do Cinema Escola a crianças de bairros da capital, além do projeto Cinema Paradiso, que leva filmes a pessoas internadas em instituições ou residentes de comunidades distantes.
Antes mesmo da abertura oficial, o festival já esteve em ação: na última sexta (11), levou filmes ao Abrigo Bom Jesus de Cuiabá (Lar dos Idosos), e no sábado (12), à comunidade quilombola Lagoinha de Baixo, em Chapada dos Guimarães.
O CINEMATO tem patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e conta com parcerias da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Canal Brasil e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. A iniciativa também recebe apoio da Assembleia Legislativa, da Secretaria Municipal de Cultura e de entidades como a Cinemateca Brasileira e a Sociedade Amigos da Cinemateca, que cederam parte do acervo do cineasta Silvino para esta edição. A TV Centro América, afiliada da Rede Globo no estado, também é parceira na divulgação cultural.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!