PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

Imprensa nacional conhece potencial de turismo do Pantanal mato-grossense

Por ASN MT
Publicado em 27-06-2023 às 08:59hrs
Na noite de domingo (25), o grupo foi recepcionado com um jantar típico mato-grossense no Hotel Paiaguás, em Cuiabá

Presente em quase 195 mil quilômetros quadrados, sendo 6,8% (61 km²) do território mato-grossense, o Pantanal, além de ser a maior planície alagável do mundo, ele é constituído por cidades ricas em diversidades histórica, cultural e gastronômica. Todo esse potencial turístico será apresentado a um grupo de profissionais da imprensa nacional, que visitará a região, entre os dias 25 de junho a 01 de julho. Na noite deste domingo (25), o grupo foi recepcionado com um jantar com comidas típicas mato-grossenses no Hotel Paiaguás, em Cuiabá.

A experiência é mais uma ação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), que é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como uma das premissas a promoção dos pequenos negócios sustentáveis.

Privilegiado por natureza, o Pantanal é conhecido por sua biodiversidade, serras, fauna, flora, chapadas, e uma diversidade de ambientes que podem ser acessados pelas cidades mato-grossenses que servem como porta de entrada deste bioma.

“Mato Grosso é o único estado com potencial turístico que abrange os três biomas: o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia. Neste encontro com profissionais de mídia temos a missão de promover uma imersão no bioma pantaneiro, que já sofreu com secas e queimadas no passado recente, porém sempre nos surpreende com sua resiliência e capacidade de se reconstituir”, destaca Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.

Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Cáceres são alguns dos municípios pantaneiros que estão dentro do roteiro dessa press trip.

“As cidades do entorno pantaneiro são os destinos mais procurados em nosso estado e queremos que o mundo tenha acesso a toda essa diversidade cultural, de sabores e costumes. Será uma experiência marcante e de muito conhecimento sobre essa cadeia produtiva de turismo sustentável, uma das principais bandeiras defendidas por nossa instituição. Desejo um excelente passeio a todos, com a certeza de que será uma vivência marcante”, desejou Lélia.

O objetivo é promover os destinos e serviços presentes na região. A partir dessa experiência os participantes poderão compartilhar com o público as opções de destinos e serviços de turismo que experimentaram.

Hospitalidade mato-grossense

Os profissionais da imprensa nacional que farão parte da vivência no Pantanal foram recepcionados pela diretoria do Sebrae/MT, durante um jantar com iguarias típicas de Mato Grosso, no hotel Paiaguás, no domingo (25).

André Schelini, diretor Técnico do Sebrae/MT, ressaltou que cerca de 30% do turismo de Mato Grosso é composto por pequenos empreendedores e o Sebrae atua no fortalecimento deste setor, com capacitações e mentorias que auxiliam no empreendedorismo sustentável. O Sebrae/MT inclusive coordenou a criação das diretrizes do turismo sustentável e pontuou a influência dos biomas nos pequenos negócios.

“É importante os profissionais da imprensa comunicarem os destinos mato-grossenses para o Brasil. Mato Grosso tem várias riquezas naturais que incorporam o turismo de contemplação, natureza, aventura e experiência. Também temos a força do turismo cultural e étnico. Para nós é importante desenvolver turismo seguro inteligente integrado aos biomas e com base nas diretrizes da sustentabilidade, levar tudo isso para fora do estado para que toda a população brasileira possa se beneficiar do turismo mato-grossense”.

A expectativa para conhecer os destinos é grande. Para a jornalista Maicon Leão, repórter do SBT de Brasília, é importante conhecer na prática se vê em fotografias e vídeos. “Mais que isso, a gente chega com a missão de transmitir para quem está em casa essa vivência, com mais detalhes, para atrair mais pessoas a conhecerem o que é o Pantanal”.

Já a jornalista da Folha de S. Paulo, Tatiana Harada, disse que a expectativa foi tanta que ela já fez pesquisas prévias sobre o Pantanal “ainda mais com a visão diferente que vocês estão apresentando, que é conhecer o outro lado que vai além da fauna e da flora e é uma parte que a gente não tem acesso normalmente, que é a parte cultural que vocês têm”.

Pró Pantanal

O projeto também tem o propósito de apresentar os Produtos desenvolvidos no Pró Pantanal, para jornalistas especializados, visando impulsionar a rota na mídia nacional.

Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal – é uma iniciativa do Sebrae Mato Grosso e Sebrae Mato Grosso do Sul para atuar diretamente com os negócios instalados nesse território. As ações são para promover o desenvolvimento sustentável e a geração de renda nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio, com a sustentabilidade como eixo transversal nessas iniciativas.

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais