UNICRED MATO GROSSO 2 BILHOES

ECONOMIA

Jucemat retoma assinatura do gov.br após mudanças no sistema federal

Por Secom Gov.MT
Publicado em 08-04-2025 às 09:38hrs
Suspensão do serviço em fevereiro por risco de fraude levou o Governo Federal a adotar autenticação em duas etapas e biometria facial
Jucemat retoma assinatura do gov.br após mudanças no sistema federal

A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) voltará a aceitar as assinaturas digitais via portal gov.br a partir de 11 de abril. A medida ocorre porque o setor responsável pelo gov.br parametrizou novas medidas de segurança, após a autarquia mato-grossense ter suspendido a aceitação da assinatura do portal por falta de segurança digital em 19 de fevereiro.

Após tomarem conhecimento da medida pela imprensa, os técnicos do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) e do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos procuraram a diretoria da Jucemat para discutir formas de aumentar a segurança na operação.

Com isso, Mato Grosso será o pioneiro no novo sistema de assinatura pelo gov.br em duas etapas e o uso de biometria facial.

“Foi uma decisão corajosa da diretoria da junta em fevereiro. Foi impopular, mas necessária porque muitas fraudes estavam acontecendo. Era preciso fazer alguma coisa e paramos de aceitar a assinatura do gov.br e apenas certificados digitais”, comentou o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim Silva.

Com adoção apenas de assinaturas por certificados digitais, desde 19 de fevereiro até hoje não houve nenhuma tentativa de fraude. Embora seja mais custoso, o certificado digital é uma alternativa segura. Agora com as mudanças de segurança no portal gov.br, a Jucemat voltará a aceitar as assinaturas digitais avançadas, que são gratuitas.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, esse é o resultado do pioneirismo e a ação séria da Jucemat.

“Eles mostraram o problema, fizeram que o Governo Federal buscasse soluções e isso foi atendido, beneficiando os empresários não só de Mato Grosso, mas de todo o país, já que o sistema de verificação com biometria facial será usado por todas as juntas”.

         

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

EDUCAÇÃOVer Mais