PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

Mais de 48 mil pequenos negócios foram criados em MT e 65% são microempreendedores individuais

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 29-01-2024 às 09:13hrs
Entre 2022 e 2023, a variação de crescimento dos pequenos negócios aumentou em 14%

Ao longo de 2023, mais de 48 mil pequenos negócios foram registrados em Mato Grosso, de acordo com a Receita Federal. Os números, compilados pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) mostram que a maioria desses novos empreendimentos (65%) é formada por Microempreendedores Individuais (MEIs). Entre 2022 e 2023, a variação de crescimento dos pequenos negócios ficou em 14% a mais no ano passado, em relação ao ano anterior.

O gerente de Relacionamento do Sebrae/MT, Fernando Holanda, explica que em 2023, o Sebrae/MT atendeu cerca de 100 mil pequenos negócios no Estado, sendo que deste total, quase 54 mil são MEI’s, outras 35 mil são microempresas (ME) e 9 mil foram Empresas de Pequeno Porte (EPP). Ele ressalta a importância da atuação da instituição para fortalecer o pequeno negócio e o aumento do empreendedorismo em Mato Grosso.

“Para se ter ideia, o atendimento aumentou em quase 27% em relação ao ano anterior, quando foram atendidos cerca de 79 mil pequenos negócios. Estes resultados fazem parte de um esforço contínuo do Sebrae/MT e parceiros, para fomentar o empreendedorismo no Estado, tanto que atualmente estamos presentes em todas as regiões. Além disso, em 2023, a nossa rede estendida de atendimento foi ampliada, com a inclusão de 36 novos municípios, no qual passamos a ter uma cobertura de 89% do território, ou seja, o Sebrae/MT está em 125 [de 141] cidades mato-grossenses”, destaca Holanda.

O registro de Microempreendedores Individuais (MEIs) predominaram, com mais de 31 mil (65%) novos empreendimentos em Mato Grosso, seguidos por ME, com 25,4% e EPP com 10%.

Conforme a Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs), as principais atividades registradas em 2023 foram as voltadas para promoção de vendas; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; e obras.

Desburocratização

A integração de 100% dos municípios do estado à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), contribuiu com o processo de desburocratização de abertura de novas empresas. O sistema informatizado simplifica o registro e legalização das empresas de todo país.

“A integração permitiu que o tempo para oficializar a abertura de uma empresa em Mato Grosso reduzisse em 7h. agora, não será mais necessário esperar 22h para ser dono do seu próprio negócio, mas 15h. Isso significa que o empresário irá poupar 32% do seu tempo com burocracias”, explica o gerente.

A integração dos 141 municípios à Redesim foi resultado de um trabalho conjunto entre o Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) e a Sedec-MT (Secretaria Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso), por meio da Jucemat (Junta Comercial de Mato Grosso). Mato Grosso está entre os primeiros estados brasileiros a atingir a totalidade de municípios integrados ao sistema.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

POLITICAVer Mais