Mato Grosso gerou saldo positivo de 32.275 vagas com carteira assinada, sendo o setor de Serviços o carro-chefe com a geração de 13.993 empregos de janeiro a maio de 2025. Na sequência está a Construção Civil (+8.118), Indústria (+3.881), Comércio (+3.158) e Agropecuária (+3.131).
Entre os serviços, as contratações foram puxadas por atividades em escritórios, serviços para edifícios, educação e saúde. Já na Construção Civil, as obras de infraestrutura se destacaram: só este segmento contratou 4.291 trabalhadores no período.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as obras estruturantes do Governo do Estado com a construção de rodovias, pontes, orlas, hospitais, reforma de escolas tem papel importante na geração de empregos.
“Temos obras no Estado todo, mas o que podemos observar é que todos os setores econômicos de Mato Grosso tiveram saldos positivos na geração de emprego. Não há política pública mais eficiente do que permitir que o cidadão tenha trabalho e consiga dar o melhor para a sua família”, comentou.
Dentro do setor de Serviços, o Turismo também apresentou saldo positivo com a geração de 2,4 mil novas vagas de emprego de janeiro a maio de 2025, um desempenho 5% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram gerados 2.284 empregos de carteira assinada.
O segmento de transporte terrestre liderou o crescimento, apresentando um saldo positivo de 1.160 empregados, seguido por alojamento e alimentação, que abriu 785 novos postos de trabalho.
Das 32.275 novas vagas abertas em Mato Grosso neste ano, a maioria foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo. Foram 19.273 empregos para homens e 13.048 vagas para mulheres. Deste total, 763 foram ocupados por estrangeiros e 703 por menores aprendizes.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!