PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

Mato Grosso registra mais de 86 mil novos negócios em 2023

Por Da redação PNBOnline .com
Publicado em 18-04-2024 às 09:03hrs
No ranking nacional de criação de empresas em 2023, Mato Grosso ocupou a 11ª posição.

No decorrer de 2023, Mato Grosso registrou 86.792 novas empresas, conforme o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. O crescimento (7,6%) representou o maior avanço na região Centro-Oeste, seguido do estado do Goiás (3,7%). Distrito Federal e Mato Grosso do Sul apresentaram quedas, de -0,3% e -0,4%.

No ranking nacional de criação de empresas em 2023, Mato Grosso ocupou a 11ª posição. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideraram a lista, representando a região Sudeste.

Os dados anuais do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian também apontam a criação de 3,9 milhões de novos empreendimentos no em 2023, marcando um crescimento de 1,0% em relação a 2022. O setor de ‘Serviços de Alimentação’ liderou as aberturas de empresas, com um aumento de 6,8%.

Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, atribui o crescimento do setor de serviços de alimentação à crescente demanda por comida pronta, ao aumento da utilização de aplicativos de entrega, aos baixos custos iniciais para abertura de negócios e à vasta gama de possibilidades criativas. Ele ressalta que o Brasil oferece um ambiente propício para a inovação e o empreendedorismo.

Em termos de segmentos, os “Serviços” lideraram a criação de empresas em 2023, seguidos pelo “Comércio” e pela Indústria. A categoria “Demais”, que engloba segmentos primário, financeiro e terceiro setor, também contribuiu para o crescimento, ainda que em menor escala.

Quanto à formalização dos negócios em 2023, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram a escolha predominante, seguidos pelas Sociedades Limitadas, representando 20,4% do total.

 

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais