PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

ECONOMIA

MEI representa 73% dos pequenos negócios que abriram de janeiro a junho em MT

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
Publicado em 27-06-2024 às 09:10hrs
Ao todo, mais de 430 mil pequenos negócios estão ativos no estado e representam 89,4% do universo empresarial
MEI representa 73% dos pequenos negócios que abriram de janeiro a junho em MT

O Microempreendedor Individual lidera a taxa de abertura de empresas em Mato Grosso em 2024. De janeiro a junho, foram registrados 33.453 novos MEIs no estado, representando 73% do total dos pequenos negócios (45.771), seguidos pelos microempreendedores (9.156) e pelas Empresas de Pequeno Porte (3.162). O levantamento foi realizado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) com dados da Receita Federal do Brasil.

A atuação do Sebrae Mato Grosso tem promovido o protagonismo dos pequenos negócios para o fortalecimento da economia nacional e internacional com 336.594 atendimentos realizados no estado e deste total mais de 55 mil pequenos negócios atendidos. Nesta quinta-feira, 27 de junho, em que celebra-se o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, a Superintendente do Sebrae/MT ressalta a atuação da instituição para fortalecer e apoiar o pequeno negócio.

“Hoje celebramos o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, uma data que destaca a importância desses negócios para a economia global. Em Mato Grosso, temos visto um crescimento significativo no número de microempreendedores individuais, que lideram a taxa de abertura de empresas no estado. O Sebrae tem sido fundamental nesse processo, oferecendo apoio e capacitação para que esses empreendedores possam prosperar”, ressalta a Diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.

As micro e pequenas empresas são o coração da economia, representando 89,4% do universo empresarial de Mato Grosso. Além de gerar emprego e renda, impulsiona a inovação e o desenvolvimento local. O crescimento de 12,7% no número de empresas nos últimos dois anos é um testemunho da resiliência e da determinação dos empreendedores.

Determinação e dedicação

As jovens empreendedoras Bianca Galvão Bianchini e Ana Julia Cardoso da Silva, 20 e 21 anos, iniciaram a empreender com a venda de joias em prata online. Com coragem e muita sede de conhecimento, ambas imergiram no mundo do empreendedorismo e estão em busca da formalização para continuar a expandir o negócio.

“Eu já participei do Empretec [maior programa de formação de empreendedores do mundo] que me ajudou a entender como funciona a mente de um empreendedor, no que focar, nas atitudes e a melhor forma de lidar com o próprio negócio. Foi uma experiência muito boa que me abriu muito a mente, além de todo o networking”, afirma Bianca, que já pensa em expandir a “loja” das redes sociais para abrir um site. “Nós estamos trabalhando para lançar o nosso site e também em busca de fornecedores de qualidade para oferecer outro tipo de joia”, completou.

Dados relevantes

Em Mato Grosso, existem 482.257 empresas ativas, das quais 227.772 são MEIs (47,2%), 162.266 são Microempresas (33,6%) e 41.027 são Empresas de Pequeno Porte (8,5%). Entre os setores de maiores destaques estão: Serviços, representando 47,1% das empresas, seguido pelo Comércio (31,7%), Construção Civil (10,06%), Indústria (8,95%) e Agropecuária (2,11%).

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, a data se une a outras comemorações no calendário, como o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, celebrado em 5 de outubro, para lembrar a relevância das MPMEs no Brasil.

“Neste dia, reforçamos nosso compromisso de continuar apoiando os pequenos negócios, que são essenciais para o fortalecimento da nossa economia. Parabenizamos todos as micro e pequenas empresas pelo seu papel crucial no desenvolvimento econômico e social do nosso estado e do nosso país”, completa Lélia Brun.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

VERdadeVer Mais