Otica seu Filó

VERdade

“Meu coração parecia que iria explodir de emoção”, conta Siminina após espetáculo; Márcia Pinheiro destaca ampliação da ação social

Por Secom PMC
Publicado em 11-10-2023 às 06:37hrs
O Siminina é um programa social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, com foco em crianças e adolescentes do sexo feminino, com idades entre 6 e 15 anos.

"Me preparei para dar o meu melhor e mostrar que contamos com a ajuda de professores que se dedicaram plenamente para nos ensinar as coreografias e entregarmos um espetáculo bonito e alegre. No Siminina, aprendemos a ser organizadas, disciplinadas e companheiras. Espero que este seja apenas o primeiro de muitos. Se Deus quiser, vou seguir a carreira de bailarina e, daqui a alguns anos, vou contar a todos que meu primeiro aprendizado foi no programa Siminina", declarou Débora Ferreira Santos, 12 anos.

Débora foi uma das 600 meninas que emocionaram o público na apresentação do espetáculo ' O Reino Encantado das Simininas', realizado no último domingo (8), no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, em duas sessões.

Débora frequenta as atividades desde os cinco anos de idade e conta que um dos maiores aprendizados obtidos com o programa Siminina, oferecido pela Prefeitura de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e tendo como madrinha a primeira-dama Márcia Pinheiro, foi a disciplina.

"Minha mãe cuida da gente sozinha. E ainda tenho dois irmãos mais velhos. Ela tem que trabalhar o dia todo para sustentar a nossa família. Estar no Siminina a deixa tranquila, pois sabe que estou sendo bem cuidada. Muito obrigada à tia Dalma e à nossa madrinha, Márcia Pinheiro. Enquanto eu puder, quero permanecer no Siminina", agradeceu Débora.

"Meu coração batia tão acelerado que parecia que ia explodir de tamanha emoção ao participar do Siminina e fazer parte desse espetáculo. Tenho 12 anos e estou no programa da unidade do bairro Altos da Boa Vista, em Cuiabá, desde os meus sete anos. Graças ao Siminina, sou uma aluna dedicada, estudiosa e companheira. Sempre que posso, ajudo os meus colegas. Sempre falo do Siminina para minhas amigas. O espetáculo é a realização de mais um sonho. Quando crescer, quero ser advogada e nos tempos livres praticar ballet. Quem sabe até me tornar professora e dar aulas para quem não tem condições de pagar por um curso de ballet. Estou muito, muito feliz. Quero cada vez mais aprender e ser uma pessoa melhor para ajudar minha família", contou Isabele Fernanda de Souza, uma das beneficiárias do Siminina.

O Siminina é um programa social vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, com foco em crianças e adolescentes do sexo feminino, com idades entre 6 e 15 anos.

O programa visa proporcionar assistência qualificada com o objetivo de promover uma transformação real na vida biopsicossocial das participantes, incluindo crianças, adolescentes e suas famílias.

"Desde o primeiro ano da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, a ampliação dos atendimentos nas comunidades foi uma prioridade. Hoje, o programa conta com 20 unidades em todas as regiões do município de Cuiabá, atendendo a 1.200 meninas, com uma equipe capacitada para desempenhar suas funções. No programa, elas participam de atividades culturais, artesanais, dança, flauta, teatro, fanfarra, ballet e apoio pedagógico. O Siminina tem a missão de promover conhecimento, autoestima e disciplina de forma amorosa, visando à proteção social, psicológica e pedagógica, moldando o futuro das jovens participantes", afirmou a primeira-dama e madrinha do programa, Márcia Pinheiro.

"O programa Siminina tem como valores o amor, o comprometimento, a disciplina, a ética, a excelência, a igualdade, o respeito e a sabedoria. Esse é o nosso trabalho, o trabalho da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que é oferecer condições para melhorar a qualidade de vida com dignidade e humanização", concluiu a primeira-dama.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

CULTURAVer Mais