O premiado artista plástico mato-grossense Miguel Penha Chiquitano apresenta a nova exposição ‘Amazônia Profunda’, com obras inspiradas no imaginário e memórias do artista em paisagens do Cerrado, Amazônia e Pantanal. A mostra será lançada nesta sexta-feira (02.08), às 19h, no Centro Cultural Casa di Rose, em Chapada dos Guimarães. Com entrada gratuita, o projeto é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A exposição foi contemplada no Edital Viver Cultura e fica aberta ao público até 28 de setembro. As obras integram a coleção ‘A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé’, trazendo telas de diferentes períodos de criação, que apresentam o cuidadoso trabalho de luz, cores e profundidade do artista.
Cuiabano, Miguel Penha é originário de povos Bororo e Chiquitano (Bolívia), e mora atualmente em Chapada dos Guimarães. Artista autodidata, é reconhecido e premiado nacionalmente pelo conjunto de obras inspiradas na beleza, energia e força da natureza, que transportam o público ao sentimento de conexão com o meio ambiente.
“A profundidade de suas paisagens é tratada com o zelo de quem qualifica a infinitude da floresta como templo sagrado, presente nas pinturas como uma névoa azulada. A experiência equivale ao instante em que o senso de direção é substituído pelo abraço acolhedor da grande mãe", comenta o curador da mostra Josué Mattos.
Neste ano, Miguel Penha foi indicado ao Prêmio Pipa, criado em 2010 para reconhecer o trabalho de artistas visuais brasileiros. Em relação às obras da exposição ‘A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé’, ele também recebeu o Prêmio Marcantônio Vilaça, concedido pela Funarte. O artista coleciona mostras individuais em Mato Grosso e outros Estados do país, além de participar de exposições coletivas em outros países, como França e Estados Unidos.
Serviço | Exposição ‘Amazônia Profunda - A sapopema da Samaúma / O desaguar do Igarapé - de Miguel Penha Chiquitano
Abertura: sexta-feira (02.08), às 19h, no Centro Cultural Casa di Rose - Chapada dos Guimarães
Período de visitação: 02 de agosto a 28 de setembro
Entrada gratuita
Mais informações sobre a exposição: (65) 99941-6937 e @casadirose.br
Para saber mais sobre Miguel Penha: www.miguelpenha.com.br ou Instagram @miguelchiquitano
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!