Mais uma vez, Mato Grosso marca presença na World Travel Market Latin America (WTM-LA) 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que começou nesta segunda-feira (14.4), no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reúne até amanhã (16.4) milhares de profissionais do setor, com expectativa de superar os números históricos de 2024, quando mais de 29 mil pessoas passaram pela feira.
O Estado participa com um estande próprio e uma comitiva de 10 empresários com empreendimentos nos biomas do Pantanal, Amazônia e Cerrado, levados em uma missão técnica organizada em parceria com o Sebrae Mato Grosso, além daqueles que vieram por conta própria. Além da divulgação dos atrativos naturais, o foco da participação está na geração de negócios e na apresentação de cinco roteiros turísticos formatados com foco em inovação e valorização da cultura local.
Para a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa, a presença de Mato Grosso na feira é estratégica, pois a WTM é uma vitrine nacional e internacional.
“Estamos aqui não só para divulgar nossas belezas naturais, mas para fortalecer a presença da marca Mato Grosso no cenário turístico, abrir mercado para nossos empresários e fomentar o turismo de forma estruturada”, afirmou.
Segundo ela, o estande do Estado foi pensado para acolher o trade turístico e oferecer um espaço para apresentar todos os produtos e comercializar os destinos. Todos os empresários vão participar de rodadas de negócios promovidos pela WTM, isso foi possível porque participam como expositores do estande do Governo de Mato Grosso.
Ainda serão apresentados o Birdwatching na Amazônia Mato-Grossense, com foco na observação de aves na região do Rio Claro; Rota dos Primatas (Macaquear), que promove passeios na região amazônica com foco em espécies de macacos e preservação ambiental; e Turismo Cultural no Pantanal, que inclui visitas guiadas por cidades como Poconé e Barão de Melgaço, agregando o lado humano ao ecoturismo tradicional.
Para Domingas Silva, da agência Ecotour Pantanal, com mais de uma década de atuação, a inclusão da cultura quilombola e pantaneira nos roteiros representa um novo momento. Há dois anos ela passou a incluir visita na casa pantaneiras, mostrando o modo de viver deles e recentemente, o afroturismo no quilombo de Mata Cavalo.
“Sempre operamos com foco na natureza, mas percebemos que é preciso mostrar também a vida e a história das pessoas que habitam esses lugares. Isso torna a experiência muito mais rica”, destacou.
O assistente técnico do Sebrae, Renato Conceição, explicou que os roteiros foram criados para aproveitar trajetos já existentes e agregar valor aos produtos oferecidos por operadoras locais.
“Antes o turista passava por cidades históricas e culturais sem parar. Agora, queremos que ele fique, conheça, consuma e volte”, disse. Ele ressaltou ainda que todos os 10 empresários participam das rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae e pela WTM, com boas expectativas de fechamento de parcerias. “É difícil prever valores exatos, mas a conexão criada aqui abre muitas portas, inclusive com compradores internacionais. Essa é a importância de estarmos juntos: Governo de Mato Grosso, Sebrae e iniciativa privada”.
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