O Museu de História Natural de Mato Grosso abre nesta terça-feira (8.4), às 14h, a exposição “Fragmentos da História de Cuiabá: A arte da Faianças Arqueológicas”, em comemoração ao aniversário da capital mato-grossense.
Aberta para visitação até 30 de abril, a mostra do equipamento cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) reúne valiosas peças coletadas durante escavações arqueológicas realizadas na região. As faianças são cerâmicas que datam de períodos significativos da ocupação humana na área, oferecendo um vislumbre das práticas, costumes e estilos de vida dos antepassados.
De acordo com Suzana Hirooka, presidente do Instituto Ecoss que faz a gestão compartilhada do Museu, a exposição revela o legado cultural e histórico que moldou a identidade da cidade ao longo dos séculos.
“Esta exposição é um convite a todos para mergulhar na rica história de Cuiabá. Os visitantes irão apreciar a complexidade dessas peças, que são testemunhas silenciosas da interação entre diferentes culturas e da evolução da sociedade cuiabana”, explica Suzana.
Com entrada gratuita, a cerimônia de abertura oficial da exposição é aberta ao público e contará com a presença de autoridades locais, historiadores e representantes da comunidade.
Após a solenidade, haverá outras atividades gratuitas, como oficinas, mostra de cinema, palco livre, apresentação de maracatu e outros. Confira a programação no aniversário de Cuiabá:
14h: Abertura da Exposição Fragmentos da História de Cuiabá
15h: Oficina mediação de leitura: Contos Cuiabanos
18h30: Mostra Cinema/ Oficina de Zine
19h: Intervenção Poética
20h: Apresentação do Grupo de Maracatu Buriti Nagô
O Museu de História Natural de Mato Grosso
Localizado na Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), em Cuiabá, o espaço é aberto ao público de quarta a domingo, das 8h às 18h. Aos domingos e feriados a entrada é gratuita e nos demais dias custa R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!