Otica seu Filó

POLITICA

'Os governos Lula foram importantes para que o agro pudesse chegar ao patamar de hoje', lembra Emanuelzinho

Por da Assessoria
Publicado em 05-05-2023 às 15:52hrs
O deputado mato-grossense resgatou os valores investidos no MAPA nos governos Lula que ajudaram a fortalecer o agronegócio brasileiro durante encontro com ministro

Na manhã de quarta (03), o vice-líder do governo na Câmara, deputado Emanuel Pinheiro Neto (MDB-MT), participou da audiência pública com o Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O objetivo do encontro era o maior esclarecimento das prioridades da pasta neste ano e previsão orçamentária do ministério.

O parlamentar emedebista reconheceu, durante a reunião, que, parte do mérito do agronegócio brasileiro ser tão bem sucedido hoje, é por causa de políticas implementadas durante os dois primeiros mandatos do Presidente Lula, entre 2003 e 2010. “Reconhecendo a vocação agrícola do país e o capital humano brasileiro para o trabalho do Agronegócio, que é composto por inúmeros trabalhadores com uma força de vontade e uma capacidade de trabalho gigantesca, é preciso reconhecer a importância dos governos Lula frente ao Brasil para que o agronegócio pudesse chegar ao patamar em que hoje está”, ressaltou.

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados relembrou que a grande coordenação do Estado brasileiro, a qual vem acontecendo desde os anos 90, e que foi extremamente fortalecida pelo Presidente Lula, também foi responsável pela estabilidade econômica do país. “A importância que temos no recebimento de divisas por parte do agronegócio, que nos ajuda a garantir o superávit na balança de pagamentos, e na estabilização do câmbio e que evita a contaminação da inflação pela depreciação do câmbio, é um grande mérito da entrada de divisas, junto das exportações que o Brasil realiza”, avaliou.

Já no que diz respeito aos investimentos do Ministério da Agricultura e Pecuária nos antigos governos do PT, o deputado trouxe números que provam o quanto o setor do agronegócio sempre esteve no centro das preocupações do atual presidente. “Em números concretos, em 2003, no primeiro ano do Presidente Lula, o Plano Safra, em valores nominais, era de 20 bilhões de reais, valores à época. Em 2016, no último ano da Presidente Dilma, eram 187,7 bilhões de reais. Em uma conversão realizada pelo próprio Banco Central, a partir do IPCA, em valores reais, o Plano Safra, naquela época, era de 59 bilhões e chegou a 256 bilhões em 2016. Isso é fruto de investimentos por parte do governo, com crédito subsidiado, que são extremamente importantes para a produção nacional”.

Emanuelzinho também mencionou outras ações realizadas nos governos anteriores, como a Medida Provisória 432/2008, no governo Lula, que negociou quase 90 bilhões em dívidas dos produtores, e foi extremamente importante para superar a crise econômica em 2008, e a Lei Kandir, na década de 90, que isenta, até os dias de hoje, a exportação de commodities (produtos primários), do pagamento de ICMS, para o fomento da produção agrícola.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais