Cuiabá bateu novo recorde de calor, na tarde desta quinta-feira (19), com 43,2°C. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), às 15h. O último registro de dia mais quente do ano foi feito na quarta (18), com 42,2°C.
De acordo com o Inmet, o aumento na temperatura é causado por uma massa de ar quente e seco que atingiu o país. Mato Grosso pode atingir uma umidade relativa do ar de 20%, o que é prejudicial à saúde, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A capital mato-grossense também teve a segunda maior temperatura já registrada em 2023.
Há dois dias, a Defesa Civil de Mato Grosso e o Inmet emitiram um alerta de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. O estado pode atingir uma temperatura 5ºC acima da média. O alerta deve seguir até sábado (21).
Segundo um levantamento feito pelo instituto, o último recorde registrado em Cuiabá foi em setembro de 2020, quando a cidade marcou 43,7°C.
Confira a previsão do fim de semana na capital
Recomendações
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!