Otica seu Filó

VERdade

Prazo para adesão de propriedades rurais ao Programa de Regularização Ambiental é prorrogado

Por Sicom Gov.MT
Publicado em 13-06-2023 às 08:43hrs
Cerca de 78% da área cadastrável de Mato Grosso está na base de dados do Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural

O prazo para inserção de propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) com direito ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) foi prorrogado. A medida incentiva a adesão da pequena parcela de produtores que ainda não possui CAR, avalia a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto. Atualmente, 78% da área cadastrável de Mato Grosso está na base de dados e é importante que mais produtores façam o seu cadastro e busquem a regularidade ambiental.

Proprietários de grandes e médias áreas, com mais de quatro módulos fiscais (medida em hectares que varia de acordo com o município, fixada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), têm até dezembro de 2023 para a adesão ao PRA, enquanto os responsáveis pelas pequenas propriedades têm até dezembro de 2025, de acordo com a Lei 14.595 de 05 de junho de 2023.

“Os proprietários de áreas rurais terão direito aos benefícios do PRA se providenciarem o seu Cadastro Ambiental Rural dentro dos novos prazos. Lembramos sempre que o CAR é obrigatório e ter o cadastro regular é primordial para ter acesso ao crédito e vender a sua produção no mercado, que está cada vez mais exigente com a origem do produto”, afirma.

O PRA permite a regularização ambiental com a recuperação e compensação de áreas degradadas, como as Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente. O CAR é um cadastro eletrônico público e obrigatório para todas as propriedades e posses rurais, que possibilita o controle e monitoramento da atividade produtiva, e atesta a regularidade ambiental e que a propriedade respeita a legislação ambiental vigente.

Dos cerca de 136 mil cadastros inseridos no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), 76% da área que eles representam já foi analisada pela equipe da Sema-MT, enquanto 10% está validada e regular. A adjunta destaca que o Estado está empenhado em concluir as análises do CAR, com mais de 50 servidores atuando exclusivamente no setor, investimento em tecnologia com novos módulos do sistema estadual e aprimoramento das normativas internas.

A Sema orienta ainda que os produtores devem sempre acompanhar o status do CAR para inserir informações, ou corrigir pendências, dentro do prazo de 90 dias após a análise. O cadastro só é validado quando não houver mais nenhuma pendência de documentação e com o PRA assinado.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais