O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, apresentou um panorama das ações que sua gestão tem adotado para atrair investimentos e fortalecer a agroindústria na capital, durante a mesa-redonda “Agroindustrialização em Mato Grosso”, realizada na noite de segunda-feira (14), na 57ª Expoagro.
O debate, que faz parte do Fórum dos Setores Produtivos, contou com a participação de autoridades como o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, do ex-senador, Cidinho Santos e lideranças do setor produtivo.
“Cuiabá tem mão de obra disponível e precisa gerar oportunidades. Para isso, estamos destravando leis, facilitando a aprovação de projetos e criando um ambiente seguro para quem quer investir”, afirmou o prefeito.
Entre as medidas destacadas estão as alterações na legislação urbanística e imobiliária, o estímulo a parcerias com a iniciativa privada e o programa habitacional Casa Cuiabana. O chefe do Poder Executivo reforçou a importância da transparência e da responsabilidade na gestão pública para conquistar a confiança de investidores. “O dinheiro do povo precisa ser respeitado. A aplicação segura do dinheiro público atrai investimentos. Quem investir em Cuiabá pode ter certeza: o recurso será bem aplicado”.
Para atrair indústrias, o prefeito também apresentou o Investe Cuiabá, novo programa de atração de empresas que será lançado ainda neste semestre. Segundo ele, a proposta é reposicionar a capital no radar de grandes grupos empresariais e romper com a imagem de estagnação industrial. “Vamos divulgar as qualidades do nosso município, mostrar que temos mão de obra, infraestrutura e leis que facilitam a implantação de grandes empreendimentos. Cuiabá vai voltar a ser atrativa para a indústria”, garantiu o prefeito.
Participando dos debates, o vice-governador Otaviano Pivetta elogiou a postura do prefeito e reconheceu o papel estratégico de Cuiabá no desenvolvimento de Mato Grosso. “Cuiabá é a capital do agro e precisa retomar seu verdadeiro papel. Vejo no prefeito Abilio a vontade explícita de levantar a cidade. O governo do Estado está de mãos estendidas para ajuda”, afirmou Pivetta.
O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda ressaltou que o Mato Grosso está estruturando a agência Investe Mato Grosso, responsável por promover internacionalmente as potencialidades locais. “Com a nova agência, vamos ampliar a atração de investimentos estrangeiros. Essa integração com o Investe Cuiabá será importante para fortalecer toda a cadeia produtiva e gerar emprego e renda”, pontuou.
Fórum dos Setores Produtivos
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Fernando Medeiros, ressaltou a articulação da capital com entidades nacionais e internacionais para fortalecer o ambiente de negócios durante o evento, que contou com a participação de representantes do setor produtivo e de prefeituras de diversos municípios.
“Trouxemos especialistas como a TSX Invest, que utiliza a metodologia do Banco Mundial. Nosso objetivo é criar agências locais de atração de investimentos para gerar emprego e aumentar a arrecadação sem elevar impostos. Cuiabá tem potencial para ser a melhor capital para viver, empreender e prosperar”, finalizou.
A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!