PI 10027 SECOM - GOV MT - BALANÇO HOSPITAIS ESTADUAIS 2024 de 18 a 23 de DEZEMBRO 2024

POLITICA

Prefeito apresenta Contorno Leste ao ministro Gilmar Mendes

Por Secom Pref. Cuiabá
Publicado em 19-11-2024 às 15:13hrs
Prefeito ainda anunciou entrega da primeira etapa em dezembro de 2024

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, apresentou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, na tarde desta segunda-feira (18), um trecho da maior via estruturante construída na capital nos últimos 50 anos: o Contorno Leste. A visita ocorreu poucas horas após o anúncio de que a avenida receberá, em justa homenagem, o nome de Professora Castorina Sabo Mendes, matriarca de uma tradicional família mato-grossense.

Ao observar a grandiosidade da obra realizada pela Prefeitura de Cuiabá, que possui 17,3 km de pista dupla, o ministro Gilmar Mendes expressou satisfação com o desenvolvimento proporcionado à região. O Contorno Leste, cuja primeira fase será entregue em dezembro deste ano, interligará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251).

Neto da professora Castorina, o ministro confirmou presença na inauguração prevista para o próximo mês. A vistoria foi realizada no perímetro conhecido como "Morro da Oração", localizado entre os bairros Dr. Fábio I e II, e contou com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro e do vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa e de Francisco Ferreira Mendes.

Emocionado, o prefeito destacou os telefonemas recebidos ao longo da manhã por familiares da homenageada. “Assim que soube, o ministro e outros familiares me ligaram para agradecer pelo reconhecimento”, relatou o prefeito.

“A vovó é uma marca na nossa vida e uma grande merecedora. Ela é uma referência imensa para todos nós. E a avenida é um show; estamos muito honrados”, declarou o ministro Gilmar Mendes.

Ao apresentar a Avenida Contorno Leste, o prefeito ressaltou a importância da obra, que beneficiará mais de 50 bairros. “É a primeira via a conectar a região leste de Cuiabá ao centro da cidade, com acesso à Rodovia Emanuel Pinheiro. É a maior avenida da história de Cuiabá, com pista dupla, ciclovia e iluminação LED de ponta a ponta. Essa obra transformou uma das regiões mais populosas da cidade, beneficiando entre 150 e 200 mil pessoas, quase um quarto da população cuiabana”, afirmou.

Antes da construção, a região era pouco valorizada, composta por sítios e chácaras, sem boa conexão com outras áreas da cidade. “Agora, com a nova infraestrutura, a valorização imobiliária disparou, mesmo com 70% a 75% da obra concluída. Atualmente, já temos 6,5 km da via (em cada sentido) em uso pela população, e recentemente concluímos o trecho do Residencial Ana Maria. Em dezembro, realizaremos um grande ato de inauguração da primeira etapa com a presença dos familiares da professora Castorina”, acrescentou o prefeito.

Homenagem à família tradicional

Castorina Sabo Mendes nasceu em 1906, na cidade de Diamantino (MT), onde atuou como professora por uma década, deixando um legado que impactou gerações. Seus descendentes se destacaram em áreas como o Judiciário, Medicina e Administração Pública. Entre seus filhos, estão Anísio Sabo Mendes (médico), Élcio Sabo Mendes (juiz de direito), Djalma Sabo Mendes (procurador do estado), José Sabo Mendes e Maria das Graças Sabo Mendes (fiscais de renda), além de Francisco Ferreira Mendes (ex-prefeito de Diamantino).

Entre os netos da homenageada estão Gilmar Ferreira Mendes, ministro do STF; Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, desembargador federal do TRF-1; Élcio Sabo Mendes, desembargador do TJAC; Yale Sabo Mendes, juiz de direito do TJMT; e Djalma Sabo Mendes Júnior, defensor público.

Seu legado também inclui outras personalidades notáveis, como Francisco Alexandre Ferreira Mendes, professor, e seus sobrinhos, os desembargadores aposentados Mário Figueiredo Ferreira Mendes (TRF-1), Milton Figueiredo Ferreira Mendes (TJMT) e Joazil Mendes Gardés (TJDF).

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

SEGURANÇAVer Mais