P.I. 6669 Cãmara Municipal de Barra do Garças 17 a 31 de DEZEMBRO 2024

POLITICA

Prefeitura de Várzea Grande e Ministério Público lançam projeto "Adote um Espaço" no Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Secom PMVG
Publicado em 05-06-2024 às 07:00hrs
O evento acontecerá às 9h, no auditório do Ministério Público em Várzea Grande, e representa um passo significativo para a construção de uma cidade mais verde e consciente.

Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) de Várzea Grande, o projeto "Adote um Espaço" visa envolver a comunidade escolar e empresas locais na conservação de espaços públicos. De acordo com Jean Lucas Teixeira de Carvalho, secretário da SEMMADRS, seis escolas e seis empresas, incluindo gigantes como Marfrig e Coca Cola, já confirmaram participação. "A iniciativa nasce da necessidade de trazer à comunidade estudantil de Várzea Grande a materialização do disposto no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que enfatiza a responsabilidade de todos na manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado", explica o secretário.

O projeto é direcionado a escolas municipais, estaduais e particulares de Várzea Grande, incentivando-as a adotar áreas públicas próximas às suas comunidades. Essas áreas incluem parques, áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APPs). A SEMMADRS, através de suas gerências de Educação Ambiental e de Parques e Arborização, fornecerá suporte com mudas, insumos e assistência técnica necessária para a execução do projeto. Após o plantio, caberá às escolas a manutenção e conservação dos locais adotados.

Para marcar o lançamento, no dia 22 de junho será realizado um mutirão de limpeza e plantio de mudas no Parque Municipal Flor do Ipê. Esta atividade será organizada pelo Grêmio Estudantil da Escola Estadual José Leite de Moraes, que envolverá a comunidade estudantil do entorno. Em seguida, o projeto será apresentado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para que incentive suas unidades escolares a participarem e indicarem áreas de adoção.

Além de envolver as escolas, o projeto também pretende, com a ajuda da comunidade, identificar e transformar espaços públicos usados como "bolsões de lixo" em áreas verdes. A médio e longo prazo, espera-se que a conscientização gerada pelo projeto crie um mecanismo de constrangimento social, desincentivando o despejo de resíduos nesses locais e estimulando denúncias contra aqueles que desrespeitam as normas de convivência e educação social.

"O 'Adote um Espaço' é uma oportunidade de incutir na comunidade, especialmente nos jovens, a importância da preservação ambiental. Queremos que todos se sintam responsáveis pelo meio ambiente e que ações como essas sejam parte do cotidiano", ressalta Jean Lucas Teixeira de Carvalho.

O lançamento do projeto "Adote um Espaço" representa um passo significativo para a construção de uma Várzea Grande mais verde e consciente, reforçando a importância da colaboração entre poder público, escolas, empresas e a sociedade em geral na luta pela sustentabilidade e proteção ambiental.

 

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do projeto "Adote um Espaço"

QUANDO: Quarta-feira, dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 9h.

LOCAL: Auditório do Ministério Público de Várzea Grande localizado no prédio da Sede das Promotorias de Justiça de Várzea Grande na Avenida Chapéu do Sol, ao lado do Fórum.

 

Comentários (0)

A Verdade MT não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático agradecemos a participação!

Outras Notícias

ECONOMIAVer Mais